Últimas notícias

Fique informado

Governo Federal publica novo decreto sobre o Comitê Gestor da ICP-Brasil

11 de abril de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

As mudanças visam fortalecer a segurança cibernética do país e ampliar a participação da sociedade civil na gestão da ICP-Brasil

Governo Federal atualiza decreto que rege a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (9) o Decreto nº 11.984, que altera o Decreto nº 6.605, de 2008, e moderniza a estrutura do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil).

As mudanças visam fortalecer a segurança cibernética do país e ampliar a participação da sociedade civil na gestão da ICP-Brasil.

Comitê Gestor da ICPBrasil 

Comitê Gestor da ICPBrasil (CG ICPBrasil) é a entidade máxima, integrante da arquitetura da Infra-estutura de Chave Pública Brasileira – ICPBrasil, responsável pelo estabelecimento e administração das políticas a serem seguidas pelas Autoridades Certificadoras – AC integrantes desta estrutura.

Composição do CG ICP-Brasil

O Comitê passa a ter 8 membros titulares e 8 suplentes, dos quais 5 titulares e 5 suplentes representam a sociedade civil. Os membros da sociedade civil serão indicados por seu Secretário-Executivo e atuarão por um período de 2 anos, permitida a recondução. A Casa Civil da Presidência da República continua coordenando o Comitê.

Qual a função do CG ICP-Brasil?

O Comitê Gestor tem como atribuições acompanhar e fiscalizar o trabalho das instituições credenciadas para a certificação de diretores escolares no âmbito do programa. Também caberá ao comitê aprovar os padrões nacionais para diretores escolares e aprovar os critérios para a adesão de estados e municípios ao programa.

A norma determina que o CG ICP-Brasil será composto por 12 (doze) membros, sendo 5 (cinco) representantes da sociedade civil, integrantes de setores interessados, e sete representantes dos seguintes órgãos: 

– Casa Civil da Presidência da República; 

– Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; 

– Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;

– Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; 

– Ministério da Fazenda; 

– Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; 

– Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os membros representantes do governo e seus respectivos suplentes serão indicados pelos titulares dos órgãos que representam.

Já os membros da sociedade civil e seus respectivos suplentes serão indicados pelo Secretário-Executivo do Comitê Gestor que será Enylson Camolesi, Diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informaçã. Os membros da sociedade civil serão designados para período de dois anos, permitida a recondução.

São convidados para participar das reuniões do CG ICP-Brasil, em caráter permanente, sem direito a voto, um representante do Ministério das Relações Exteriores e dois representantes indicados pelo Conselho Nacional de Justiça.

O CG se reunirá, em caráter ordinário, uma vez a cada semestre e em caráter extraordinário, mediante convocação de seu Secretário-Executivo.

O Coordenador do Comitê poderá convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, para participar de suas reuniões, sem direito a voto.

Reuniões do CG ICP-Brasil

O Comitê se reunirá ordinariamente a cada 6 meses e extraordinariamente quando necessário.
O quórum de reunião é de maioria absoluta dos membros titulares e o quórum de aprovação é de maioria simples.

O Coordenador do Comitê terá voto de qualidade em caso de empate. As reuniões do Comitê podem ser realizadas presencialmente ou por videoconferência.

Outras mudanças

O Decreto revoga o Decreto nº 9.738, de 2019.
O novo Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Setor reinvidica a participação igualitária

Especialistas do setor consideram a participação da sociedade civil como fundamental para o fortalecimento da Parceria Público-Privada (PPP) na emissão dos Certificados Digitais ICP-Brasil. Este modelo, amplamente adotado por países que operam com a Infraestrutura de Chaves Públicas (PKI), vê na participação da sociedade civil uma maneira de aumentar a eficiência do setor. No entanto, esses especialistas defendem que a representatividade ideal seria alcançada com uma participação igualitária dos setores público e privado no número de cadeiras com direito a voto no Comitê Gestor.

Impacto para o cidadão

A ICP-Brasil é utilizada para diversos serviços online, como assinatura digital de documentos e autenticação em sites e aplicativos. As medidas tomadas pelo governo federal contribuem para aumentar a confiabilidade e a segurança desses serviços.

Acesse o Decreto na íntegra

Para ler o Decreto nº 11.984 na íntegra, acesse o Diário Oficial da União (DOU) de 10 de abril de 2024.

Entrevista com Enylson Camolesi, Presidente do ITI

Presidente da República nomeia diretores da AARB para o Comitê Gestor da ICP-Brasil

Márcio Nunes, foi reconduzido ao Comitê Gestor da ICP-Brasil

Questionamentos mais frequentes feitos ao ITI sobre a Consulta Pública para Modernização da ICP-Brasil

Modernização do sistema nacional de identificação digital (ICP-Brasil). Por Maurício Balassiano

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!

Publicado decreto com novas atribuições para o ITI

TAGS

ICP Brasil