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Segundo o Serpro, a preocupação com a acessibilidade no ambiente do Gov.br está presente desde a criação do portal

Gov.br já possui uma funcionalidade especialmente voltada para os cidadãos com deficiência visual. O portal de serviços de governo passou a oferecer um assistente de voz no procedimento de reconhecimento facial, exigido para mudança da conta “bronze” para “ouro” e “prata”.

Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital

O Serpro, empresa pública de TI que desenvolve a tecnologia para a Secretaria de Governo Digital, já está trabalhando para expandir a tecnologia assistiva, que também será utilizada para busca de conteúdos, facilitando o acesso a mais de 4.800 serviços.

A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do Gov.br. Trabalhamos para oferecer essa nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Desde o início

Segundo o Serpro, a preocupação com a acessibilidade no ambiente do Gov.br está presente desde a criação do portal. “O Portal Gov.br é uma plataforma de gestão de conteúdo, então o usuário institucional pode personalizar a página como desejar. Os editores têm acesso a uma ferramenta especialmente voltada para testar o nível de acessibilidade de cada página, alertando sobre cada inconsistência”, explica Gersumino Madela, gerente da divisão de Soluções para Transformação Digital da empresa.

O desenvolvimento da funcionalidade de busca por conteúdo por comando de voz será iniciada pelo Serpro no próximo mês. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, existem cerca de 6,5 milhões de brasileiros que possuem dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato.


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