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Gov.br: 2 anos e mais de 110 milhões de brasileiros cadastrados

18 de agosto de 2021

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Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Conta do Gov.br dá acesso a contas bancárias, chaves de PIX e até dívidas

Já estão integrados à Conta gov.br o e-CAC da Receita Federal, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação digital, o saque do Abono Salarial e a prova de vida do INSS.

30 de junho de 2021

Salvador adere ao gov.br para acelerar a transformação digital

Rede criada pelo governo federal para compartilhar plataformas do gov.br já tem a participação de 7 capitais e 13 Unidades Federativas

28 de junho de 2021

Transformação Digital: Resultados do Startup gov.br

Primeiros resultados do Startup gov.br beneficiam áreas de identificação do cidadão, regularização fundiária e transportes

27 de maio de 2021

Portal gov.br oferece camada extra de segurança

Os mais de 100 milhões de brasileiros usuários do portal do gov.br contam com um reforço contra acessos indevidos, que é a autenticação em dois fatores

26 de maio de 2021

Gov.br já integra as maiores instituições financeiras do país

Neste mês, 28 milhões de clientes do Santander passaram a acessar serviços do governo federal disponíveis na plataforma.

24 de maio de 2021

As 114 milhões demandas digitais realizadas por ano no gov.br já geram uma economia anual de mais de R$ 3,1 milhões para o país

Plataforma do Governo Federal, desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Economia, oferece mais de 4,5 mil serviços digitais de mais de 200 órgãos públicos ao cidadão

Com o objetivo de unificar os canais digitais governamentais, centralizando em um só lugar as informações de todos os órgãos públicos, e digitalizar o acesso do cidadão aos serviços necessários no dia a dia, o Governo Federal lançou, em 2019, o gov.br.

Com dois anos de funcionamento, a plataforma, desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Economia, já possui mais de 110 milhões de brasileiros cadastrados e 4,6 mil serviços públicos de mais de 200 órgãos e entidades federais.

As 114 milhões demandas digitais realizadas por ano no gov.br já geram uma economia anual de mais de R$ 3,1 milhões para o país.

O gov.br faz parte do programa de transformação digital do Brasil, que foi iniciado para promover maior integração entre as áreas de governo e garantir mais eficiência na prestação de serviços ao cidadão, diminuindo a necessidade de deslocamentos e comparecimentos presenciais aos órgãos públicos.

Mais de 70% dos serviços de governo integrados na plataforma são totalmente digitais e os mais acessados, atualmente, são a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira Digital de Trânsito e o Meu INSS.

Antes da criação do gov.br, apenas 2 milhões de brasileiros utilizavam os serviços públicos de forma digital e, agora, mais da metade da população brasileira já faz uso da plataforma.

Gileno Barreto – Presidente do Serpro

Para o presidente do Serpro, Gileno Barreto, a transformação digital é a chave de um país mais eficiente e sustentável e o gov.br está no centro desse movimento.

O gov.br é um dos maiores programas de e-government do mundo. Encaramos o desafio de promover a transformação digital e não apenas digitalizar os serviços públicos para o cidadão, mas, também, de transformar a experiência dos brasileiros, melhorando a vida deles por meio da tecnologia.”

Ao precisar do documento do carro ou agendar algum atendimento no INSS, entre outros serviços de governo, a pessoa vai descobrindo que basta uma única senha para ter acesso a milhares de serviços, de forma prática, ágil e segura, a qualquer hora e em qualquer lugar“, enfatiza.

A previsão é que, até o final de 2022, 100% dos serviços públicos sejam digitalizados e disponibilizados no gov.br.

É o governo mais próximo do cidadão. As equipes do Serpro e da Secretaria de Governo Digital trabalham com um objetivo claro: facilitar a vida das pessoas, tornando mais simples o acesso aos serviços do governo. Ou seja, o gov.br é o governo como plataforma.”

A grande inovação do setor público é fazer as coisas acontecerem e o gov.br já é uma das maiores plataformas de governo do mundo”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Acesso aos serviços digitais do Gov.br

Os cidadãos podem ter acesso aos serviços de governo no gov.br a partir de três tipos de identificação digital: ouro, prata e bronze, de acordo com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes aos serviços públicos solicitados.

A diferenciação de identificação do usuário segue as regras previstas no Decreto nº10.543/ 2020.

Com o cadastro inicial, o usuário já recebe a identidade digital bronze, que permite o uso dos serviços e a realização de assinaturas simples em situações de baixo risco. 

Já quem integra o cadastro com conta e senha bancária recebe a identidade prata. A ouro é reservada àqueles que cadastraram sua biometria facial no aplicativo Meu Gov.br, disponível na App Store e Google Play. Saiba como criar sua conta aqui.

Desde maio deste ano, o gov.br oferece, ainda, uma opção de segurança adicional: a dupla autenticação. Com ela, o usuário, ao realizar seu login na plataforma, recebe um código de verificação em seu celular pelo aplicativo Meu Gov.br.

O código deve ser utilizado para o acesso à conta de forma mais segura e com autenticação em dois fatores.

Inovações

No começo de julho, foi implementado um novo layout no gov.br e, mais recente neste mês de agosto, a plataforma ganhou uma nova funcionalidade de recomendação de conteúdo ao usuário, com disponibilização de histórico de acesso, recomendações de navegação e uma listagem dos serviços mais acessados.

No futuro, o gov.br também irá identificar os diferentes grupos de usuários da plataforma, como condutores, estudantes ou trabalhadores, e recomendar as soluções tipicamente utilizadas por eles, oferecendo “jornadas” sob medida. 

Relevância reconhecimento do Gov.br

O gov.br está concorrendo ao Prêmio iBest 2021, na categoria governo, considerado o “Oscar” da internet no país. A votação é popular e o vencedor de cada categoria será anunciado em novembro deste ano. A premiação reconhece as melhores iniciativas do universo digital. 

O trabalho realizado pelo Brasil na oferta de serviços públicos digitais, também, foi reconhecido na Pesquisa sobre Governo Eletrônico 2020, publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O estudo mostra que o Brasil subiu duas posições e ficou em 20º lugar no Índice de Serviços Online (OSI), entre 193 nações,  sendo o primeiro na América do Sul e o segundo nas Américas, à frente de países como Canadá, Chile e Uruguai e atrás somente dos Estados Unidos. 

De acordo com a ONU, o OSI mede o uso de tecnologia da informação e comunicações (TIC) pelos governos para a prestação de serviços públicos em nível nacional.

O Índice inclui dados abertos, participação eletrônica, prestação de serviços multicanais, serviços móveis, nível de utilização pelo cidadão, bem como parcerias inovadoras por meio do uso de TICs.

Confira o vídeo do gov.br com destaque aos principais benefícios que a plataforma oferece ao governo e aos cidadãos brasileiros.

Fonte: Serpro

Dois anos da plataforma gov.br – Por Susana Taboas

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