Últimas notícias

Fique informado

Conselho Federal de Enfermagem lança carteira profissional digital

26 de agosto de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Os formatos digitais de identificação possuem o mesmo valor legal e podem ser acessados pelo aplicativo Carteira Digital da Enfermagem (CDEnf)

Foi publicado na última quarta-feira, 26 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU), a resolução para o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen nº 677/2021, que atualiza os padrões para confecção, distribuição e controle das Carteiras de Identidade Profissional (CIP), na versão impressa e digital (e-CIP), dos certificados de registro de empresas físico (CRE) e digital (e-CRE), bem como do certificado digital, no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Os formatos digitais de identificação possuem o mesmo valor legal e poderão ser acessados por meio do aplicativo Carteira Digital da Enfermagem (CDEnf).

O aplicativo exigirá a conferência e validação de dados biométricos ou de credenciais, informação de usuário e senha concedidos pelos Conselhos Regionais, junto à base de dados do sistema de controle de carteiras para liberação do acesso ao documento.

O uso da CIP ou e-CIP é obrigatório para o exercício das atividades profissionais de Enfermagem e terá sua validade contada a partir da data de sua emissão.

Para enfermeiros, obstetrizes, auxiliares e técnicos, a validade é de cinco anos, podendo solicitar a renovação a partir de 90 dias antes do vencimento.

Está definido na resolução que o COFEN seja uma Autoridade de Registro da ICP-Brasil. Com a iniciativa todos os profissionais da enfermagem (enfermeiros, obstetrizes, auxiliares e técnicos) terão certificado digital em nuvem para assinar documentos eletrônicos.

Na prática serão mais de 2 milhões e meio de profissionais que poderão usufruir dos benefícios desta transformação digital.

A Resolução Cofen entra em vigor em 120 dias, a partir da data de publicação no DOU.

Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Govtechs buscam fim da burocracia e do papel no Brasil

Aberto edital para doação de serviços de tecnologia ao governo federal

Gov.br: 2 anos e mais de 110 milhões de brasileiros cadastrados

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!