Últimas notícias

Fique informado

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

7 de março de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

A partir de segunda-feira (7), o cidadão que tiver valor ‘esquecido’ a receber nos bancos, conforme consulta prévia disponibilizada pelo Banco Central, precisa da conta nível Prata ou Ouro no GOV.BR para saber o valor e para solicitar a transferência.

Como funciona: caso tenha algum valor a receber, o cidadão recebe a informação da data para acessar o serviço e, então, ter acesso ao valor e à possibilidade de transferência do recurso para si.

O recurso só poderá ser transferido caso tenha logado no GOV.BR. Caso ainda não tenha conta, quem tem recursos a receber deverá fazê-la a qualquer momento no GOV.BR.

Serviços como este no GOV.BR tornam mais fácil, ágil e cômoda a vida do cidadão. Ele pode realizar toda a consulta por valores a receber e fazer a transferência do dinheiro para sua conta da poltrona de casa, se quiser”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Níveis ouro e Prata

Os níveis Prata e Ouro propiciam maior segurança para o cidadão. A orientação é que as pessoas com valores a receber já procurem fazer a conta em um desses níveis. A estimativa é de que aproximadamente 28 milhões de usuários utilizem o serviço ‘Valores a Receber’ pelo GOV.BR.

Para ter as contas Prata ou Ouro, basta acessar o GOV.BR (via web ou aplicativo) pela instituição financeira – há sete já integradas à plataforma do governo: Banco do Brasil, Caixa, BRB, Banrisul, Santander, Bradesco e Sicoob.

O GOV.BR

A plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal já conta com 125 milhões de pessoas cadastradas, que têm nela o acesso a cerca de 4,8 mil serviços do governo federal – 73% totalmente digitais. Entre eles, alguns dos principais destaques são: prova de vida digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), carteiras de trânsito e de trabalho.

SELOS DE IDENTIFICAÇÃO UTILIZADOS PELO GOV.BR

Identidade Digital Bronze

Com este nível, já é possível fazer assinaturas simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas.

Identidade Digital Prata 

Refere-se àqueles que acessam o Gov.br com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma.

Identidade Digital Ouro 

Identifica quem tem certificado Digital ICP-Brasil e biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br. 

Validação bancária: um jeito prático de aumentar o nível de segurança das contas no GOV.BR

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Gov.br é destaque em conferência sobre a democratização da tecnologia no mundo pós-pandemia

Assinatura GOV.BR será utilizada na emissão da carteira digital de identificação do autista em Minas Gerais

Veteranos das Forças Armadas passam a contar com a prova de vida digital via GOV.BR