Últimas notícias

Fique informado

Brasil é reconhecido como 7º líder em Governo Digital no mundo

30 de setembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Entrevista com Luis Felipe Monteiro, Secretário de Governo Digital do Brasil

Secretário de Governo Digital do Brasil, Luis Felipe Monteiro, abordou como assunto principal os dois anos de plataforma gov.br e a transformação digital do governo federal

23 de setembro de 2021

Advogados comentam a alteração da Lei do ICN – Identidade Civil Nacional

presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (20) o projeto que altera o texto da Lei da Identificação Civil Nacional (ICN)

23 de setembro de 2021

Tudo já é digital, chegou a hora da Identidade. Por Caio Mario Paes de Andrade

Caio Mario Paes de Andrade é Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

7 de julho de 2021

Entre 198 países o Brasil foi reconhecido como o 7º líder em Governo Digital no mundo, de acordo com o Banco Mundial

País está à frente de todos os demais das Américas, incluindo Estados Unidos e Canadá. O GOV.BR, que entrega serviços digitais para 115 milhões de brasileiros, é o fator que pesou na pontuação

O Brasil acaba de ser reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias pelo mundo.

Nas Américas, não há outro país à frente, incluindo Estados Unidos e Canadá. Entre os 10 primeiros, o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes.

Caio Mario Paes de Andrade – Secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia

A conquista deve-se em grande parte ao avanço da plataforma GOV.BR, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, ou seja, mais da metade da população brasileira – em janeiro de 2019, o número era de 1,8 milhão.

O GOV.BR permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo.

“Esse resultado deve-se ao nosso foco no GOV.BR, ao empenho de todos no combate à burocracia, à modernização da administração pública e à transformação digital do Estado”, ressalta o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Ao adotar essa estratégia, o país inteiro deu enorme salto à frente, enfrentando inclusive a pandemia de Covid-19 através de serviços públicos digitais”.

O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou 198 economias globais sob quatro aspectos: Suporte aos principais sistemas de governo; Aprimoramento da prestação de serviços; Integração do engajamento do cidadão; e Incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.

O Brasil demonstrou avanços nessas quatro áreas – apenas 43 nações obtiveram desempenho considerado ‘muito alto’ pelo Banco Mundial. Nosso país superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’ em todos os itens avaliados.

O Brasil entregou à população soluções digitais de impacto massivo, como: Auxílio Emergencial, Meu INSS, Seguro Desemprego e Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, Carteiras Digitais de Trabalho e de Trânsito, e o PIX.

Aspectos como o incentivo à inovação no serviço público, a visão da Estratégia de Governo Digital e o papel do GOV.BR como plataforma centrada no cidadão também contaram para o reconhecimento, conforme o Banco Mundial.

À frente do Brasil, constam apenas: Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. “Colocamos os serviços na palma da mão do brasileiro, 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Estratégia de Governo Digital aponta o país para simplificar o relacionamento com o cidadão, com transparência, eficiência e confiança nas ações do governo”, reforça o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

Conheça mais sobre a trajetória da transformação digital do governo do Brasil em www.gov.br/governodigital

Mais sobre a pesquisa do Banco mundial.

Dados detalhados de cada país em avaliado pelo Banco Mundial

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Transformação digital: Governo brasileiro digitaliza 3 mil serviços

Salvador adere ao gov.br para acelerar a transformação digital

Presidente do Crea-SP escreve sobre a Lei do Governo Digital