Thales Security Day promove a colaboração no ecossistema de segurança brasileiro
6 de junho de 2023Na semana passada foi realizado em São Paulo o Thales Security Day com a participação de distribuidores, revendas e clientes finais da divisão Cloud Protection da Thales
A Thales convidou alguns de seus clientes a apresentar suas respectivas histórias com a adoção de soluções de criptografia em seus ambientes, buscando divulgar as melhores práticas de segurança cibernética para mitigar os riscos de ataques.
Dessa forma foi possível trazer para a prática o lema da RSA Conference deste ano, maior conferência de segurança realizada em San Francisco na Califórnia no final de abril: “Stronger Together”, onde o compartilhamento de informações em todo o ecossistema serve como catalisador para reduzir as ameaças cibernéticas.
Dentre os diversos temas abordados, Abílio Branco, Head de Data Security da Thales para o mercado brasileiro e Cone Sul, resumiu o evento da seguinte forma:
“Foi um grande prazer realizar o Thales Security Day! Foi inspirador discutir sobre as preocupações crescentes com a adoção de serviços em nuvem, a soberania digital e a soberania de dados. Compartilhamos soluções para garantir a proteção dos dados, como seleção dos serviços em nuvem, criptografia de dados e implementação de soluções de segurança avançadas. O tema da #antifragilidade também foi discutido.”
A antifragilidade de cibersegurança busca tornar as empresas mais resistentes a ataques cibernéticos e vazamentos de dados. E para isso, é fundamental que a segurança de dados seja um dos pilares dessa estratégia.
Abílio acrescentou: “Mas por que isso é tão importante? Quando falamos sobre antifragilidade, estamos falando de criar uma cultura organizacional que seja capaz de se adaptar às mudanças e imprevistos do mercado. E isso só é possível se a empresa estiver protegida contra possíveis ameaças cibernéticas.
Para isso, é fundamental ter atenção às melhores práticas de cibersegurança, que inclui medidas de segurança de dados, como criptografia, gerenciamento de chaves, gerenciamento de segredos (secrets), backups, controles e gestão de acesso e identidades com auditoria constante. O velho ‘básico bem feito’. A antifragilidade de cibersegurança busca tornar as empresas mais resistentes a ataques cibernéticos e vazamentos de dados. E para isso, é fundamental que a segurança de dados seja um dos pilares dessa estratégia. Além disso, tivemos a oportunidade de ouvir o Oscar ´Mão Santa’, que adicionou um toque de magia ao nosso evento.”
Palestra do Oscar Schmidt, o “Mão Santa”
Em seu livro, Oscar conta a sua história e trouxe para a palestra os cinco pilares que ele sempre utilizou para alcançar seus objetivos: sonho, treino, obstinação, time, paixão.
Alessandro Moretti, gerente regional de vendas para gestão de acesso e identidades da Thales no Brasil, que convidou Oscar para o palco, comentou:
“Fazendo um paralelo livre com a palestra do Oscar, os profissionais de Cyber Segurança presentes puderam se inspirar nos cinco pilares (Sonho/Treino/Obstinação/Time/Paixão) onde um trabalho obstinado, estruturado e em equipe pode trazer o melhor desempenho na árdua e constante tarefa de Cyber Security.”
Participação da alta administração
Outro tema recorrente e discutido durante o evento foi o papel extremamente importante da alta administração na segurança cibernética.
A criação de comitês ligados ao conselho de administração traz um foco muito mais preventivo do que reativo: “Investir na prevenção muitas vezes será possível apenas com o suporte e envolvimento da alta gestão e dos conselhos de administração. O futuro é ter CISOs e DPOs cada vez mais envolvidos nas decisões estratégicas.” finalizou Abílio.
Sobre a Thales
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas em três domínios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Identidade Digital e Segurança. Desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro.
O Grupo investe perto de 4 mil milhões de euros por ano em Investigação e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave como tecnologias quânticas, Edge computing, 6G e cibersegurança.
A Thales tem 77 mil funcionários em 68 países. Em 2022, o Grupo gerou vendas de 17,6 mil milhões de euros.
Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!