Últimas notícias

Fique informado

ABINC confirma participação no CISO Forum Brazil 2022 para discutir desafios de segurança do 5G e LGPD

3 de outubro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Brasil está preparado para os desafios de segurança que a implementação do 5G trará? Esse é o assunto que será apresentado pelo Yanis Stoyannis, líder do comitê de segurança da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) durante o CISO Forum Brazil 2022

O evento alerta que apesar dos inúmeros benefícios provenientes da evolução das tecnologias digitais, como a entrada do 5G no Brasil, as organizações devem atentar sobre o crescimento dos riscos cibernéticos e enfatizar a segurança e a privacidade em toda iniciativa estratégica

O Brasil está preparado para os desafios de segurança que a implementação do 5G trará? Yanis Stoyannis, líder do comitê de segurança da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e Diretor de Segurança Cibernética do Cliente na Ericsson para a América Latina, alerta que alguns aspectos oriundos do 5G, como a virtualização da rede e a sua abertura para novos modelos de negócio, totalmente díspares dos usuais, trarão novos desafios de segurança. 

Esse é o assunto que será apresentado pelo especialista durante o CISO Forum Brazil 2022, evento que vai reunir, entre os dias 18 e 20 de outubro, líderes de cibersegurança de importantes empresas do país, como Natura, Riachuelo, Accenture, Leroy Merlin, KaBuM!, Amazon Web Services (AWS), Gantech e WOMCY. 

Além dessas, também estarão presentes, EY, ITLTECH, Banco BMG, VALE, Brasilseg, Aliansce Sonae, Grupo Águia Branca e Ericsson.  

Segundo o líder do comitê de segurança da ABINC, é “importante compreender não apenas os benefícios trazidos pelo 5G, mas entender os possíveis riscos e quais requerimentos de segurança e proteção de dados devem ser considerados nas iniciativas estratégicas de toda organização”.

Em sua palestra, o especialista abordará aspectos de segurança que estão sendo considerados na construção do padrão 5G, ao endereçar diversas vulnerabilidades das gerações passadas. 

O especialista alerta que estamos vivenciando a quinta geração da telefonia móvel que promete alavancar a humanidade para um novo patamar de evolução tecnológica.

Para ele, não se trata apenas de proporcionar uma melhor experiência para usuários de serviços móveis, como uma maior velocidade na transmissão de dados que muito tem se falado na mídia.

Pesquisas revelam que a Internet das Coisas (IoT) será alavancada nos próximos anos, impulsionada principalmente pela evolução das tecnologias de comunicação, como o 5G. IoT será amplamente adotada por diversos segmentos, como Agronegócio, Utilities, Cidades Inteligentes, Manufatura, Saúde, Mobilidade, dentre outros. Entretanto, a segurança da IoT ainda continua engatinhando, pois muitos aspectos de privacidade e proteção de dados não são implementados nos produtos, não são considerados nos projetos ou não vem habilitados por padrão, deixando aos usuários a responsabilidade pela configuração”, alerta Yanis Stoyannis.

Neste cenário evolutivo, o líder do comitê de segurança da ABINC ainda ressalta que a segurança cibernética se tornará cada vez mais essencial em qualquer iniciativa tecnológica, pois um incidente cibernético poderá não apenas causar prejuízos financeiros ou operacionais, mas gerar riscos e danos à vida e a saúde das pessoas.

As redes de telecomunicações, especialmente o 5G, se tornarão infraestruturas cada vez mais críticas para a sociedade e suas adoções devem ser levadas em consideração em todo projeto. 

Outro membro da ABINC confirmado para esta edição do CISO Forum Brazil 2022 é Marcos Sêmola, também membro do comitê de segurança da entidade, sócio e representante da EY Cybersecurity.

Sêmola será responsável por conduzir o painel sobre a visão prática da Lei Geral de Proteção de Dados, a cooperação com a função de Segurança da Informação e a atuação do Encarregado (DPO), uma oportunidade, segundo ele, “para reunir os executivos da gestão de riscos de segurança da informação do Brasil para discutir boas práticas, projetar a função dos CISOs e destravar, em definitivo, os investimentos em cibersegurança na proporção dos riscos atuais de negócio.

Precisamos investir na educação do mercado em geral, e dos líderes em particular”. 

Para o líder, a ABINC desempenha um papel fundamental no mercado, através de iniciativas que visam a cooperação das organizações envolvidas na cadeia produtiva da Internet das Coisas (IoT) e na disseminação de conhecimento.

Dito isso, o CISO Forum Brazil 2022 tem uma importância fundamental para alcançar este objetivo, pois atrai executivos de todo o país interessados em melhor compreender os desafios de segurança. 

Políticas de segurança, tecnologia, padrões, certificação, cases de sucesso e programas para acelerar a adoção cuidadosa das melhores práticas de segurança cibernética em nível regional e até global – esses serão os tópicos também abordados durante a conferência virtual, que contará com palestras e interações de experts em segurança da informação de grandes marcas. 

O encontro prevê diversas palestras em tempo integral durante os três dias de realização, com um intervalo mínimo de 10 minutos entre as sessões.

Iltenir Junior, idealizador do CISO Forum Brazil, explica que a conferência é uma oportunidade única para discutir as últimas tendências de segurança cibernética e obter insights sobre estratégias de segurança e ameaças cibernéticas emergentes enfrentadas pelas maiores empresas do país.

Segundo ele, os CISOs participantes ainda terão acesso às pesquisas mais recentes sobre atividades de ameaças ativas. 

Para esta edição virtual, o CISO Forum Brazil prevê um local interativo para que os participantes possam examinar a segurança cibernética através dos olhos de líderes e profissionais do setor e ainda trocar experiências sobre os assuntos em debate.

Os participantes podem esperar debates animados, pesquisas de segurança de ponta, novas tecnologias de segurança e orientações CISO-to-CISO sobre a construção e execução de programas de segurança modernos”, afirma o idealizador.

Para saber mais e se inscrever, acesse o site: https://cisoforum.com.br

DÊ UMA OLHADA NOS EVENTOS QUE DIVULGAMOS!

Divulgamos e promovemos os principais eventos de tecnologia importantes para a economia digital que acontecem no Brasil e no Mundo. Confira aqui!

CISO Forum confirma presença de experts da cibersegurança da Natura, Riachuelo, KaBUM! e Accenture para edição de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

Cibersegurança em foco: CISO Forum Brazil 2022 traz insights, cases e novos conhecimentos com lideranças do setor

CISO Forum Brazil 2022

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!