Últimas notícias

Fique informado
Entrevista com Gabriel Marostegam da CI&T sobre a Conferência Gartner Data & Analytics 2024, a IA aplicada aos negócios e as criptomoedas, entre elas, ao DREX

Entrevista com Gabriel Marostegam da CI&T sobre a Conferência Gartner Data & Analytics 2024, a IA aplicada aos negócios e as criptomoedas, entre elas, ao DREX

2 de abril de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A CI&T participou pela primeira vez da Conferência Gartner Data & Analytics 2024, realizada em 26 e 27 de março no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O evento que reúniu líderes em tecnologia e negócios para discutir as últimas tendências em dados e análises.

Na Conferência Gartner Data & Analytics 2024, a CI&T destaccou entre suas soluções de Inteligência Artificial em prol da eficiência nos negócios, passando por evolução e adaptabilidade de toda plataforma tecnológica e cultura analítica.

Lá conversamos com Gabriel Marostegam, Head de Data da CI&T e ele nos adiantou que a CI&T está na vanguarda da IA generativa, auxiliando os seus clientes a tomarem decisões mais ágeis e se adaptarem às mudanças do mercado em tempo real.

Susana Taboas, economista sócia fundadora do Crypto ID e Gabriel Marostegam, Head de Data da CI&T

Através de soluções inovadoras em nuvem, IA e ML, a empresa otimiza operações e aumenta a receita, tudo isso com a segurança proativa no desenvolvimento de software e plataformas projetadas para garantir a confiabilidade dos dados e atender em conformidade com as regulamentações e padrões de segurança necessários ao segmento do negócio. A CI&T oferece expertise em governança de dados, migração para a nuvem e análise em tempo real, impulsionando o sucesso de seus clientes na era da informação.

A participação da CI&T na Conferência Gartner Data & Analytics 2024 reve como objetivo demonstrar ao mercado como a empresa pode ajudar os seus clientes a aproveitarem o poder dos dados e IA para alcançar o sucesso.

Leia a entrevista!

Crypto ID: Quais são as principais soluções da CI&T para que as empresas possam usufruir o poder dos dados que vocês apresentaram durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2024?

Gabriel Marostegam: Temos diversas soluções no nosso portfólio, como capacidade avançada de análise de dados, automação inteligente, implementação de plataformas robustas de dados e IA generativa. Na Conferência, optamos por apresentar às pessoas e às empresas a nossa tríade que nos guia sempre: a convergência entre pessoas, processos e tecnologia.

Além disso, falamos sobre o Flow, a nossa plataforma que integra agentes de IA colaborativos com princípios de negócios e modelos de liderança, permitindo hiperprodutividade no mundo corporativo.

Crypto ID: Como a CI&T contribui para que as empresas superem os principais desafios ao implementar soluções de dados e análises? E quais seriam esses desafios?

Gabriel Marostegam: Iniciar no mundo da disrupção da IA generativa pode parecer um labirinto sem fim, especialmente quando se trata de entender o seu impacto colossal em diferentes setores. Na CI&T, mergulhamos profundamente em cada segmento, desvendando como essa revolução transforma o cenário dos negócios e estabelece novas prioridades. Superar o desafio inicial de adaptação e avançar para remodelar o cotidiano das equipes é nossa expertise.

Nossas equipes são mestres em liberar o verdadeiro potencial da IA generativa, transformando-a em uma força propulsora para o crescimento dos negócios. Com uma abordagem criativa e estratégica, estamos não só na vanguarda da execução de projetos inovadores, mas também na arte de priorizar e implementar iniciativas revolucionárias.

Focamos em três pilares essenciais: a viabilização e a entrega ágil de soluções; a excelência operacional desde a concepção até a execução dos projetos e a habilitação das equipes para maximizar os benefícios dessas tecnologias avançadas. Na CI&T, transformamos desafios em oportunidades, pavimentando o caminho para um futuro em que a IA generativa é a chave para o sucesso contínuo.

Crypto ID: Analisando as palestras apresentadas durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2024 , quais tendências emergentes ou inovações tecnológicas vocês identificam como mais impactantes para o futuro da transformação digital e como planejam integrá-las em suas soluções e serviços?

Gabriel Marostegam: Analisando as palestras apresentadas, o evento validou o uso diretamente de dados e IA generativa, nosso principal core business no momento. Entre elas, as trilhas focadas em Data & Analytics, engenharia de IA, machine learning, storytelling de dados em IA generativa, alfabetização de dados, decisões data-driven e inteligência coletiva.

A CI&T passou pela própria transformação como uma empresa de tecnologia. A IA generativa mudou o nosso ciclo de desenvolvimento de soluções digitais de ponta a ponta. Agora, estamos consolidando todo esse conhecimento e suportando os nossos clientes em uma jornada para serem AI first.

Crypto ID: Como você disse. IA foi o tema em alta na edição desse ano. Empresas de tecnologia e outras áreas do mercado estão olhando a IA generativa como solução para todos os problemas, mas o que essa IA realmente habilita?

Gabriel Marostegam: A IA generativa pode ser realmente uma solução para os nossos problemas, porque ajuda a criar algo novo e original a partir do que já foi aprendido, mas, sem o seu uso estratégico, ela pode não ser tão eficaz. Ela pode habilitar a geração de novas ideias, otimizando processos criativos, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo gasto com diversas atividades.

Ao contrário da IA tradicional, que é projetada apenas para reconhecer padrões em conjuntos de dados existentes, a IA generativa pode ser aplicada em praticamente qualquer tarefa. Entretanto, para utilizá-la da melhor forma, é preciso conhecer o mercado do seu produto ou da sua empresa, definir os seus objetivos, escolher as ferramentas corretas, capacitar a sua equipe e, por fim, monitorar e mensurar os resultados.

Crypto ID: Há um roteiro que as empresas devem seguir para serem bem-sucedidas em relação ao desenvolvimento de uma estratégia de dados e IA?

Gabriel Marostegam: Não existe um único roteiro para o sucesso na implementação de uma estratégia de dados e IA, pois cada trajetória é muito particular. Não podemos empregar a mesma abordagem de IA para o mercado financeiro de criptomoedas e uma marca de roupas, por exemplo. Os setores são muito diferentes, pois um cuida da detecção de fraudes e o outro ajuda os consumidores a encontrarem determinados itens por meio de buscas inteligentes a partir de imagens.

Contudo, alguns processos podem ajudar a definir a melhor tática, como a definição clara de objetivos e o motivo que você está usando IA na sua empresa, a coleta e a preparação de dados, o desenvolvimento e o treinamento de modelos de IA e, claro, a avaliação contínua dos resultados para entender se as metas foram atingidas e assim implementar melhorias.

Crypto ID: Como a inteligência artificial está sendo aplicada para melhorar a segurança e a eficiência das transações em criptomoedas?

Gabriel Marostegam: A inteligência artificial está sendo aplicada para melhorar a segurança e a eficiência das transações em criptomoedas de várias maneiras. Entre as principais formas, podemos destacar a análise de padrões de transação, a detecção de fraudes, a identificação de comportamentos suspeitos em tempo real, como lavagem de dinheiro, e o cuidado com a segurança cibernética e a prevenção de phishing. Neste sentido, devemos considerar o papel da IA como fundamental neste processo e entender que a tecnologia é e vai continuar sendo uma das grandes aliadas das criptomoedas, pois ajuda a entender melhor o mercado, por exemplo, e a prever tendências futuras na área. Vamos ouvir falar cada vez mais da intersecção entre essas duas esferas ainda neste ano, então é bom ficarmos atentos.

Crypto ID: Quais são os principais desafios enfrentados na intersecção entre IA e criptomoedas, especialmente no que diz respeito à privacidade e à segurança dos usuários? Como a CI&T atua neste sentido?

Gabriel Marostegam: Na interseção entre inteligência artificial e criptomoedas, enfrentamos desafios cruciais como a proteção da privacidade, a prevenção de vazamentos de dados, o reforço da segurança cibernética, a detecção aprimorada de fraudes e promoção da transparência. Com o surgimento de técnicas sofisticadas deepfakes, imitações de voz, chatbots mal-intencionados e a propagação de esquemas fraudulentos que promovem tokens e investimentos fictícios, a necessidade de vigilância é maior do que nunca.

Diante desse cenário, a CI&T se destaca ao desenvolver soluções de IA confiáveis e seguras, em parceria com especialistas em segurança cibernética, focando na diminuição de riscos, proteção do usuário e fomento à conscientização e educação contra essas ameaças.

A união entre IA e criptomoedas, embora promissora, exige uma abordagem multidimensional para enfrentar as suas vulnerabilidades, incluindo legislação apropriada, práticas empresariais éticas, avanços tecnológicos em segurança e esforços contínuos em educação dos usuários. Adotando estas estratégias, podemos explorar o seu potencial inovador, mantendo a integridade e a confiança dos usuários.

Crypto ID: Quais são as perspectivas futuras da colaboração entre IA e criptomoedas e como essa sinergia pode moldar o futuro do setor financeiro e tecnológico?

Gabriel Marostegam: As perspectivas de colaboração entre IA e criptomoedas são bastante promissoras. Na verdade, penso que elas não são nem futuras, porque já fazem parte das nossas vidas, mas estarão cada vez mais presentes no nosso amanhã.

Entre os principais impactos da sinergia entre as duas áreas estão a análise avançada de dados e de insights para investidores e traders, a melhoria da segurança e, por consequência, a identificação de comportamentos suspeitos, além da automatização de processos financeiros, como a negociação, o gerenciamento de portfólio e até mesmo a execução de contratos inteligentes em blockchains. Além desses, temos mais uma gama enorme, como o desenvolvimento de novas aplicações e inovações, a personalização e a importância maior da experiência do usuário.

Crypto ID: A CI&T está trabalhando em soluções para atender o mercado financeiro no desenvolvimento do Drex?

Gabriel Marostegam: Sim, a CI&T está engajada no desenvolvimento do Drex por meio da parceria com os seus clientes que são grandes protagonistas neste processo. Mas, não é só isso: nós também estamos presentes em iniciativas mais amplas de tokenização de ativos. Acreditamos que o sistema financeiro está passando por transformações significativas e o Drex desempenha um papel fundamental. Atualmente, estamos auxiliando os nossos clientes a compreenderem melhor essas mudanças e a se prepararem para elas.

Para isso, desenvolvemos um Bootcamp estruturado em três fases principais:

  • Letramento: Introdução aos conceitos básicos de negócios e tecnologia relacionados a Blockchain, RWA (Real World Assets – Ativos do Mundo Real) e Tokens, visando um entendimento inicial;
  • Levantamento de Cenários e Priorização: Realização de sessões colaborativas para criar e discutir cenários dentro do escopo definido, avaliando o impacto para o cliente, o valor gerado e os esforços e riscos para o negócio;
  • Prova de Conceito (POC): Desenvolvimento e teste de Provas de Conceito selecionadas para explorar e aprender sobre a viabilidade, necessidade de ajustes ou rápida mudança de direção de maneira eficiente e econômica.

Além disso, mantemos parcerias com outros importantes players tecnológicos para atender a demandas específicas, garantindo um suporte abrangente e especializado aos nossos clientes.

Crypto ID: Sobre a Resolução 06 do Banco Central do Brasil, como a CI&T pode auxiliar as instituições financeiras a se adaptarem às novas regras?

Gabriel Marostegam: Acreditamos que a chave para o sucesso desta operação é a colaboração, pois todos buscam um ambiente financeiro mais seguro.

Nesse contexto, a CI&T pode auxiliar essas instituições a se adaptarem às novas regras por meio da implementação de soluções de tecnologia, IA generativa e ciência de dados que auxiliem no compartilhamento de informações relacionadas às suspeitas de fraudes. Além disso, podemos prestar apoio em relação a dúvidas de funcionamento e processos, incentivando o fortalecimento da segurança e aumentando a transparência, seguindo, claro, a nossa LGPD.

A Conferência Gartner Data & Analytics foi realizada em 26 e 27 de março no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Gabriel Marostegam, Head de Data da CI&T ministroua a palestra: Convergência Humana, IA e Eficiência de Negócios para CDAOs e Líderes de D&A.

Palestra da CI&T: Convergência Humana, IA e Eficiência de Negócios para CDAOs e Líderes de D&A

Sobre a CI&T

A CI&T (NYSE:CINT) é uma especialista global hiperdigital, parceira em transformação digital e eficiência impulsionadas por IA para mais de 100 grandes empresas e clientes de rápido crescimento. Como nativos digitais, a CI&T traz um histórico de 29 anos de aceleração do impacto nos negócios por meio de soluções digitais completas e escaláveis. Com uma presença global em nove países e um modelo de negócios nearshore delivery, a CI&T fornece estratégia, ciência de dados, design e engenharia, alavancando crescimento de receita, melhorando a experiência do cliente e impulsionando a eficiência operacional. Reconhecida pela Forrester como uma líder em Modern Application Development Services, a CI&T é o empregador preferido de mais de 6.000 profissionais.

Você encontra no Crypto ID os principais eventos Nacionais e Internacionais sobre de Segurança da Informação. Confira aqui.

Assista e leia outras entrevistas feitas pelo Crypto ID. Você vai gostar muito. Acesse a coluna IDTalks aqui!

Entrevista com Silvio de Andrade, diretor estrategista digital da BRQ Digital Solutions sobre Inteligência Artificial

Tendências e Oportunidades em Criptomoedas com Catalina Tobar, LAC Crypto Solutions at Visa

Machado Meyer lança e-book “Inteligência Artificial no Brasil” e Juliana Abrusio e Chiara Tonin são entrevistadas pelo Crypto ID

Entrevista com Leonardo Ferreira, Diretor de Privacidade e Segurança da Informação do MGI

Como o IAM se insere no contexto do NIST CSF 2.0? Por Regina Tupinambá

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!