Últimas notícias

Fique informado

Crypto ID entrevista: Sergio Muniz – Ransomware e sua relação com a gestão de acessos

25 de maio de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

As boas práticas para mitigar ataques de ransomware através da gestão de acesso

É preciso ter soluções novas para atender demandas novas, portanto não vamos solucionar novos problemas com as ferramentas do passado.

20 de maio de 2022

Conversamos com Sergio Muniz sobre os Ransomwares, que é o foco da nossa entrevista, mas abordamos também sua relação com a gestão de acessos

O Ransomware, em poucas palavras é um tipo de malware que os cibercriminosos usam para bloquear o acesso a todo o seu sistema ou a arquivos/bancos de dados confidenciais específicos, até que as pessoas ou empresas paguem um resgate. 

Foto: Susana Taboas, Regina Tupinambá e Sergio Muniz

Sergio Muniz, que é Diretor Executivo de Vendas para América Latina & Caribe & CCA-IBGC da Thales, falou também sobre alguns casos em que os serviços públicos sofrem ataques e o que a guerra da Rússia vs Ucrânia está nos ensinando sobre vulnerabilidades facilitadoras aos ciberataques.

Adicionalmente, debatemos sobre como (MFA) Múltiplos Fatores de Autenticação, SSO – Login único de usuário somado ao gerenciamento de identidades pode, definitivamente, blindar as empresas de acessos não autorizados.

Destacamos a seguir um trecho do artigo escrito por Sérgio Muniz – As boas práticas para mitigar ataques de ransomware através da gestão de acesso – publicado em 20 de maio de 2022.

Esse texto fala sobre a constante busca das corporações em contratar ferramentais adequadas as mutantes estratégias de invasão utilizadas pelos grupos hackers. Ter a gestão eficiente de acesso é fundamental para todas as organizações independentemente do conjunto de soluções utilizado.

Atualmente, o que era exceção se tornou a normalidade

Temos tanto um espaço físico disperso em nossas casas, restaurantes, cafés, co-workings, como um espaço lógico também disperso nos data centers ao redor do mundo de diversos fornecedores de tecnologias na nuvem, como por exemplo o servidor de email, o CRM, o sistema de RH e muitas outras aplicações de uso diário pelos funcionários de uma corporação.

Como resultado destes 2 cenários, surgem novas vulnerabilidades num ritmo extremamente acelerado, resultado da transformação digital abrupta dos últimos 30 meses. E existe uma máxima em nossas vidas, seja nos desafios pessoais ou profissionais:

É preciso ter soluções novas para atender demandas novas, portanto não vamos solucionar novos problemas com as ferramentas do passado.

E quando falamos de nuvem versus aplicações legadas, e acesso remoto versus acesso dentro da rede corporativa, não existe um contexto mais ou menos seguro, existem vulnerabilidades diferentes para cada um desses casos.

Quando as vulnerabilidades são novas, precisamos adotar novos mecanismos desenvolvidos para atacar especificamente estas novas vulnerabilidades.

Leia também o artigo completo escrito por Sérgio Muniz – As boas práticas para mitigar ataques de ransomware através da gestão de acesso publicado em 20 de maio de 2022.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas em três domínios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Identidade Digital e Segurança. Desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro.

O Grupo investe perto de 4 mil milhões de euros por ano em Investigação e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave como tecnologias quânticas, Edge computing, 6G e cibersegurança.

A Thales tem 77 mil funcionários em 68 países. Em 2022, o Grupo gerou vendas de 17,6 mil milhões de euros.

Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.