Últimas notícias

Fique informado

Ransomware: escolas lideram a lista de alvos preferenciais

21 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Instituições educacionais são alvo de ataques cibernéticos

Segundo a Microsoft, 80,19% dos ataques de malware reportados são provenientes do setor de educação.

27 de outubro de 2022

Veja 6 passos para fugir do golpe do boleto falso

O golpe da cobrança com boleto falso, que é muito comum na internet, agora ficou mais sofisticado e perigoso.

17 de setembro de 2022

Setor da Educação sofre aumento de 114% de ciberataques nos últimos dois anos no mundo

Em julho deste ano, ciberataques semanais em organizações de educação e de pesquisa dobraram em comparação com a média de outros setores

9 de agosto de 2022

O setor de educação, principalmente as escolas , são agora o principal alvo de ataques de ransomware, superando o governo e a saúde

Um ataque cibernético bem-sucedido a uma escola ou faculdade pode ter consequências devastadoras e de longo alcance.

Para Caio Sposito, country manager Brasil da Arcserve, o aumento do ensino remoto após a pandemia expandiu a superfície de ataque.

“Antes, o e-learning não era tão difundido. Agora, com muito mais pessoas agora acessando redes educacionais de locais remotos, os cibercriminosos podem explorar muito mais pontos de entrada, colocando uma pressão adicional sobre as escolas”, detalha Caio.

Para agravar a situação, muitas escolas têm recursos limitados para investir em segurança de dados, o que as torna mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

“Muitas não podem se dar ao luxo de contratar especialistas técnicos de primeira linha para gerenciar e proteger seus dados ou comprar as ferramentas de segurança mais recentes, mas se esquecem que o mercado já conta com soluções eficazes que apresentam uma excepcional relação custo-benefício”, alerta o executivo.

Este cenário exige medidas preventivas, entre elas a construção de uma cultura de conscientização de segurança, educando funcionários e alunos sobre as melhores práticas para a proteção de dados.

Na opinião de Caio Sposito, outra postura decisiva das escolas é adotar o conceito de confiança zero, no qual todos os usuários, dispositivos e redes não são confiáveis até prova em contrário.

Por exemplo, os alunos que fazem login em um sistema só têm acesso aos recursos específicos de que precisam para concluir sua tarefa e nada mais.

“Ao conceder as permissões mínimas necessárias, a escola garante que as informações confidenciais permaneçam seguras e que os alunos só possam acessar as informações de que precisam para concluir suas tarefas.”

Voltando à questão da escassez de recursos, as escolas com um orçamento apertado podem economizar empregando a hierarquização de dados para mover as informações menos críticas e menos usados para opções de armazenamento de baixo custo.

Outra medida eficaz contra os criminosos é a promoção de avaliações regulares que ajudam a identificar possíveis ameaças à segurança e a determinar seu nível de preparação para se defender contra elas.

Ao realizar essas avaliações, as escolas podem acompanhar as ameaças mais recentes e tomar as medidas necessárias para mitigá-las.

“À medida que as escolas adotam mais e mais tecnologia em suas operações diárias, é essencial que elas também priorizem a proteção de dados e eduquem alunos e funcionários sobre a importância da segurança. Ao tomar medidas proativas para defender informações confidenciais, as escolas não só garantem a conformidade obrigatória com as leis vigentes como criam um ambiente de aprendizagem mais seguro e protegido”, resume Caio Sposito.

Sobre a Arcserve

A Arcserve, um dos 5 principais fornecedores globais de proteção de dados e provedor de plataforma unificada de resiliência de dados, oferece o mais amplo conjunto das melhores soluções da categoria para gerenciar, proteger e recuperar todas as cargas de trabalho de dados, de pequenas e médias empresas a grandes corporações, independentemente da localização ou complexidade.

As soluções da Arcserve eliminam a complexidade ao mesmo tempo em que oferecem a melhor proteção e segurança, com ótimo custo-benefício, agilidade e ampla escalabilidade para todos os ambientes de dados.

Isso inclui infraestruturas locais, externas (incluindo DRaaS, BaaS e Cloud-to-Cloud), hiperconvergentes e de borda.

As quase três décadas de premiadas tecnologias da empresa, aliadas ao foco contínuo em inovação, significa que parceiros e clientes, incluindo MSPs, VARs, LARs e usuários finais, têm a garantia do caminho mais rápido para cargas de trabalho e infraestruturas de dados da próxima geração.

Uma empresa 100% canal, a Arcserve está presente em mais de 150 países, com 19.000 canais parceiros auxiliando a proteger ativos de dados críticos de 235.000 clientes.

Malware disfarçados de apps educacionais aumentam 20.000%; Brasil é o quinto mais atacado

Educação: um dos setores negligenciados na Cibersegurança

Check Point Software abre novo centro educacional para ampliar a conscientização sobre segurança cibernética

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.