Varejistas brasileiros precisam superar desafios para fidelizar clientes
10 de janeiro de 2023Os varejistas devem visar aplicativos e serviços que garantem que o cliente irá navegar facilmente, encontrar sugestões e ofertas certeiras
Por João Fabio de Valentin
As principais datas do varejo, como Black Friday e Cyber Monday, bem como as vendas sazonais em meses como dezembro e janeiro e datas comemorativas, oferecem aos varejistas uma oportunidade de ouro para aumentar as receitas do que provavelmente foi um final de ano difícil para muitas marcas.
No Brasil, embora 88% dos consumidores digam que normalmente esperam pelas datas de compras on-line (como a Black Friday) e pelas vendas de fim de ano para aproveitar as ofertas, impressionantes 95% admitem que é mais importante para eles encontrar grandes promoções e preços baratos este ano, dado o aumento do custo de vida e a situação econômica incerta.
De fato, os preços crescentes e os aumentos acentuados no custo de vida significam que, mais do que nunca, os consumidores estão procurando por marcas que oferecem preços baixos e ótimas promoções durante o período de férias, que vai até o final de janeiro.
Porém não é possível contar apenas com as sazonalidades e ofertas, o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente.
Podemos elencar 5 desafios que o varejo deverá responder para manter a liderança e aproveitar as oportunidades dos períodos de aumento nas vendas em 2023.
Compras rápidas e fáceis
Atualmente, os varejistas têm uma grande oportunidade de atrair novos clientes e impulsionar as vendas, oferecendo negócios atraentes.
No entanto, além de focar no preço, as marcas também devem garantir que estão oferecendo experiências digitais contínuas aos clientes o tempo todo.
Neste cenário, os compradores estão, sem dúvida, se sentindo pressionados a encontrar os melhores preços e sabem que precisam agir rapidamente para garantir as melhores ofertas.
No Brasil, de acordo com uma pesquisa da AppDynamics, empresa do grupo Cisco, 98% dos entrevistados afirmam que é importante que os serviços digitais forneçam uma experiência rápida e contínua, sem atrasos ou interrupções.
Os varejistas devem cuidar para que seus aplicativos e serviços garantam que o consumidor irá navegar facilmente, encontrar sugestões e ofertas certeiras e conseguir utilizar todas as funções desde a busca, até depois do pagamento e acompanhamento da entrega dos produtos.
Uma experiência digital sem transtornos
Os compradores online tornaram-se incrivelmente exigentes sobre os serviços digitais que usam; de fato, 86% dos brasileiros sentem que a experiência que eles obtêm ao usar um aplicativo de compras agora é tão importante para eles quanto as ofertas.
Outros problemas como perda de carrinho de compras, erro no pagamento, atrasos no carregamento de buscas, entre outros erros nos aplicativos podem levar 6 em cada 10 consumidores a abandonar o aplicativo e buscar um concorrente de acordo com a mesma pesquisa.
Boas ofertas e experiência personalizada
Os clientes esperam que os varejistas aprimorem e personalizem seus serviços quando se trata de disponibilidade e desempenho de serviços digitais, desde o momento em que usam um aplicativo pela primeira vez até o produto chegar à sua porta.
De fato, 96% dos consumidores brasileiros acreditam que é importante que os varejistas forneçam atualizações regulares sobre o status das compras on-line, devido ao aumento da ansiedade em receber encomendas no prazo.
Os varejistas devem entender a jornada do consumidor para entregar a melhor oferta onde ele está, seja no aplicativo ou site, garantindo continuidade e bom atendimento independente do meio.
Por isso, é importante também usar dados e histórico de vendas, personalização de buscas, retargeting de ofertas e extrair o máximo do valor dos dados disponíveis em suas bases para atender as necessidades dos diferentes perfis de compradores.
Resolver problemas antes que eles existam
Com acesso a informações rápidas dos dados de telemetria da transação comercial, os profissionais de TI podem identificar rapidamente a causa raiz dos problemas e agilizar a resolução, aproveitando o poder da IA e da inteligência comercial para priorizar suas ações nos lugares certos.
Os problemas a serem resolvidos podem ser diversos, desde identificação de fraudes, lentidão do sistema, bugs ou quedas que podem atrapalhar as compras.
Porém a observabilidade e prontidão da equipe de TI podem atuar para evitar prejuízos ao varejo antes que eles aconteçam.
Infraestrutura tecnológica com visibilidade de ponta a ponta
Os líderes de negócios e de TI precisam garantir que suas equipes sejam capazes de monitorar e otimizar a disponibilidade e o desempenho o tempo todo.
Mas a realidade é que muitos departamentos de TI simplesmente não têm as ferramentas e os insights necessários para fazer isso.
É por isso que é vital para os varejistas implementar uma solução de observabilidade moderna e nativa da nuvem que permita que suas equipes de TI gerenciem e otimizem aplicações cada vez mais complexas e dinâmicas.
Eles precisam de uma solução que lhes permita monitorar a integridade das principais transações de negócios distribuídas em todo o ambiente tecnológico.
As marcas que são capazes de combinar grandes ofertas com experiências digitais perfeitas estarão, sem dúvida, em melhor posição para aproveitar a demanda atual do consumidor.
Por outro lado, aqueles que ignoram a importância crítica do desempenho do aplicativo e se concentram apenas no preço correm o risco de perder essa oportunidade sem precedentes e de ver os clientes indo embora.
IDtalk – Roberto Carvalho, VP da Dynatrace – Sobre Observabilidade
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