Seis dicas para preparar suas vendas na Black Friday
16 de novembro de 2021Especialista da Locaweb explica como a sua empresa pode se estruturar e vender mais na data
A Black Friday dá início a temporada de compras do fim do ano. A data, que já é tradição no Brasil, foi criada nos Estados Unidos, onde lojistas e prestadores de serviços das mais variadas frentes oferecem grandes descontos aos seus clientes.
Em 2021 será celebrada no dia 26 de novembro, a última sexta-feira do mês. De acordo com dados da Neotrust, a Black Friday do ano passado gerou mais de 7 milhões de operações no e-commerce, movimentando mais de R﹩ 5 bilhões.
O seu negócio está preparado para isso?
Confira as seis dicas da Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb e especialista na digitalização de micro, pequenas e médias empresas, para que você arrase na data:
1 – O seu site está preparado para a alta demanda?
Quantos acessos o seu endereço recebe por dia? Será que ele está pronto para ver essa quantidade triplicar de uma hora para outra? Do que vale você estruturar toda a estratégia para alavancar suas vendas se o seu possível cliente não consegue efetuar a compra porque o seu site não suporta essa quantidade de acessos?
Confira o quanto antes com a sua empresa de hospedagem parceira se o seu site ‘aguenta’ esse aumento repentino.
Se não, uma possível solução é o upgrade de recursos. Uma estrutura em nuvem, por exemplo, suporta essa alta demanda, sendo mais adaptável e facilitando o aumento ou diminuição de recursos conforme a demanda, pagando apenas por aquilo que a sua empresa utiliza.
2 – Se site é seguro?
Confira no navegador se aparece um pequeno cadeado antes do seu endereço virtual. Se sim, o seu site possui certificado SSL. O termo SSL significa ‘Secure Sockets Layer’.
Ele é um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre um servidor e um navegador. Os sites com SSL são mais seguros e, por isso, melhor indexados pelas ferramentas de busca como o Google.
3 – Confira os meios de pagamento oferecidos
O pagamento é a conclusão do negócio. Não adianta dedicação em todos os outros pontos, do produto à campanha, se não é possível concluir a compra.
Cheque se você conta com uma fornecedora confiável, que possua diversas opções de pagamento, de maneira segura e que também esteja preparada para o aumento de transações na Black Friday.
4 – Ofereça um excelente atendimento ao cliente
Se você espera um aumento nos acessos e vendas, possivelmente também terá que responder mais dúvidas ou reclamações destes clientes indecisos. Quais canais eles podem acessar para tirar dúvidas? WhatsApp, e-mail, chat no site, mensagens nas redes sociais? Eles são facilmente identificados na sua página ou loja virtual? Você e sua equipe devem estar preparados para responder tudo rapidamente e da melhor maneira possível. Uma plataforma que facilite a integração de todos esses canais de comunicação é importante para facilitar esse processo, em um fluxo de comunicação omnichannel para oferecer a melhor experiência aos seus clientes.
5 – Invista em e-mail marketing
A ferramenta é uma excelente forma de manter o contato com a sua base de clientes, informá-los sobre as novas promoções e reativar os que estão inativos. Crie campanhas que auxiliem a sua estratégia em outros meios de comunicação. Para isso é fundamental achar um parceiro que automatize esses envios para que você faça proveito desses contatos da melhor maneira possível.
6 – Redes sociais
Uma das mais importantes formas das empresas se comunicarem com possíveis clientes, é fundamental hoje para negócios de todos os portes. Em especial os micro, pequenos e médios, que não contam com grandes verbas para anúncios. Nelas você consegue, com pouco ou nenhum investimento, divulgar o seu produto, avisar das promoções que planeja para a Black Friday, linkar com o seu site e faturar com as vendas. Uma ferramenta de gestão de redes sociais é importante – em especial nesta data – para que você tenha mais informações sobre o que está funcionando bem e o que não está possibilitando que você programe posts e cuide, enquanto isso, de outros aspectos também importantes da sua empresa.
Locaweb BeOnline
A Locaweb BeOnline é a unidade de negócios do Grupo Locaweb dedicada para serviços digitais. Desde o microempreendedor, com opções de hospedagem de site e loja virtual, até médias empresas e desenvolvedores, com VPS .
Locaweb contrata mais de mil profissionais de tecnologia somente em 2021
Locaweb anuncia a aquisição da Bagy, plataforma de e-commerce com foco em Social Commerce
Grupo Locaweb reestrutura unidade corporativa e apresenta a Nextios
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!