Últimas notícias

Fique informado

Porque as integrações no e-commerce podem ser um sucesso

20 de maio de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

Não faz tanto tempo que a simples existência do e-commerce no dia a dia do cliente era uma inovação por si só

Por Thiago Mazeto

Thiago Mazeto
Por Thiago Mazeto, CEO da Tray

Não faz tanto tempo que a simples existência do e-commerce  no dia a dia do cliente era uma inovação por si só. E essa percepção não era por menos: a possibilidade de usufruir do ambiente online para realizar compras de diversos produtos, com pagamentos e entregas realizadas de forma segura, é um marco fundamental na transformação do comportamento e das expectativas de qualquer consumidor.

Quando muitos não pensavam que o varejo levaria mais tempo para inovar, surgem as redes sociais, marketplaces e aplicativos adaptados a uma realidade mobile, capazes de acelerar ainda mais o compartilhamento de informações e o potencial de interação entre pessoas, organizações e marcas. O desafio, a partir deste ponto, passou a se concentrar no desenvolvimento de estratégias capazes de atingir o público com mais assertividade. 

Todas estas estratégias podem ser traçadas  com o uso das integrações destas plataformas de e-commerce com outras ferramentas fundamentais para o dinamismo das vendas online. Estas integrações são realizadas por meio de sistemas e APIs que otimizam a gestão de uma série de operações presentes no comércio virtual, como meios de pagamento, sistemas de segurança e anti-fraude, marketing, redes sociais, logística, e sistemas de ERP, estes são apenas  alguns exemplos.

Munido das tecnologias adequadas, é possível que estes PMEs consigam se comunicar de forma adequada com diversos públicos e oferecer seus produtos  em redes sociais como o Facebook e Instagram, por meio da estratégia de social commerce. Além de fazer da ferramenta uma vitrine, as parcerias permitem que o empreendedor realize campanhas, direcione anúncios e atualize descrições, preços e outros aspectos de forma automática.

Grande parte da importância das integrações está na percepção de que o lojista não precisa arcar com todos os desafios da digitalização sozinho ou de uma vez só. A presença destes parceiros em seu dia a dia permite que ele possa concentrar esforços específicos em determinadas ações e direcionar as funções de seus colaboradores para outras atividades, equilibrando os esforços cotidianos e garantindo que a jornada digital seja próspera e proveitosa para quem vende e para quem compra.

Sobre o autor

Thiago Mazeto é CEO da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, sendo responsável pelas áreas de marketing, comercial, novos negócios, sucesso do cliente e experiência do cliente. Com ampla experiência no varejo, Thiago tem know-how em growth hacking, marketing digital de performance, branding e gestão de pessoas, além disso, tem MBA em Empreendedorismo, Gestão e Marketing pela PUC-RS.

Sobre a Tray

Com 19 anos de história, a Tray – unidade de e-commerce da Locaweb – é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp. Para mais informações, acesse

Ataques hacker: entenda porque resolver fraudes de chargeback é imprescindível para o e-commerce

Frente ao crescimento do e-commerce, falta de desenvolvedores de tecnologia pode prejudicar varejistas brasileiras

E-commerce se prepara para abraçar Metaverso e oferecer novas experiências aos consumidores