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Entrevista com Rafael Lopes, Diretor Global Nuvei, sobre o crescimento do e-commerce e estratégias para otimização de pagamentos

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Segundo um estudo da Nuvei a combinação de estratégias de gestão de pagamentos pode aumentar as receitas das empresas de e-commerce em até 30%

Estamos vivendo em uma era onde o e-commerce está em constante crescimento e evolução. Com isso, a necessidade de otimizar os sistemas de pagamento e utilizar dados de maneira inteligente tornou-se cada vez mais importante.

Segundo um estudo da Nuvei, provedora global de meios de pagamento, a combinação de estratégias de gestão de pagamentos pode aumentar as receitas das empresas de e-commerce em até 30% – “Acelerando o crescimento da receita: como a otimização de pagamentos pode gerar ganhos de receita de até 30%

Rafael Lopes, Diretor de Expansão Global Nuvei para a América Latina

Nesta entrevista, tivemos a oportunidade de conversar com o executivo Rafael Lopes, Diretor de Expansão Global Nuvei para a América Latina, durante o evento VTEX Day, realizado nos dias 11 e 12 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo. Falamos sobre o uso inteligente de dados nos sistemas de pagamento para o e-commerce e como as empresas podem se beneficiar dessas estratégias:

Crypto ID: Como o uso inteligente de dados pode otimizar os sistemas de pagamento no e-commerce?

Rafael Lopes: O uso de dados é uma das cinco estratégias que o estudo da Nuvei aponta que podem ajudar o e-commerce a aumentar sua receita em até 30%. Esse estudo ouviu cerca de 300 executivos de empresas de e-commerce com experiência em meios de pagamento na Europa e na América do Norte e, de acordo com os insights obtidos, entre as empresas entrevistadas, 61% afirmaram usar dados de pagamentos para analisar as preferências de seus clientes, o que contribui para serem mais assertivas e eficientes no que oferecem. As empresas ouvidas também usam dados de pagamentos para identificar oportunidades para novas vendas. 57% dessas empresas usam para upsell.

Crypto ID: Quais são as cinco estratégias de gestão de pagamentos que podem aumentar as receitas das empresas de e-commerce em até 30%?

Rafael Lopes: De acordo com o estudo da Nuvei Acelerando o crescimento da receita: como a otimização de pagamentos pode gerar ganhos de receita de até 30%”, investir em: localização de pagamentos; financiamento incorporado na venda; experiência do cliente; otimização de sistemas; e uso inteligente de dados é um bom caminho para aumentar o faturamento das vendas online.

Crypto ID: Como a localização de pagamentos e o financiamento incorporado na venda podem contribuir para o aumento do faturamento das vendas online?

Rafael Lopes: Em relação à localização de pagamento, o estudo mostra que o cliente não pode se sentir obrigado a se adequar aos meios de pagamentos disponíveis pelo e-commerce. O ideal é que as empresas ofereçam possibilidades de pagamento conforme as preferências do consumidor de cada localidade. Assim, o e-commerce precisa identificar como os clientes gostam de pagar – em que moeda e quando preferem pagar, por exemplo. Essa virada de chave pode se refletir em um aumento nas vendas. O estudo mostrou que quase 50% das empresas entrevistadas prestam atenção a esse tópico, buscando ativamente parcerias com provedores locais de pagamentos para apresentar o que é melhor para os consumidores daquelas áreas.

O financiamento incorporado é outro fator que possibilita ampliação do faturamento do comércio eletrônico. Isso porque esse serviço ajuda o consumidor a aumentar seu poder de compra. Essa estratégia está baseada no conceito de “buy now, pay later” (BNPL), que permite um pagamento postergado. Esse serviço atrai consumidores que não têm acesso ao crédito tradicional. Dessa forma, podem decidir comprar ou comprar, o que aumenta a receita do site de e-commerce.

Crypto ID: Como a experiência do cliente pode ser melhorada através da otimização de sistemas?

Rafael Lopes: A otimização dos processos após o pagamento ajuda a evitar que problemas com autorização e disponibilidade do sistema gerem falsas recusas, o que normalmente gera cancelamentos indevidos. De acordo com o estudo, entre 20% e 40% dessas recusas resultam em uma transação totalmente perdida – ou seja, prejuízo em termos de receita que deixa de ser obtida. Dessa forma, altas taxas de aprovação têm reflexo direto sobre o faturamento do e-commerce.

Crypto ID: Quais são as formas de autenticação utilizadas para o acesso ao meio de pagamento?

Rafael Lopes: A pesquisa cita diversas formas de autenticação de pagamentos como: o 3D Secure; senhas de uso único; solicitar a criação de uma conta de cliente, por exemplo. Mas destaca o 3D Secure, porque é uma forma de autenticação que não precisa ser intrusiva.

As regras dinâmicas do 3D Secure permitem que as empresas e provedores de serviços de pagamento decidam quando realizar uma autenticação em camadas. A autenticação é realizada no servidor de controle de acessos, permitindo que os emissores aprovem uma transação sem informações inseridas pelo titular do cartão de forma intrusiva. E a integração nativa com dispositivos móveis permite que as empresas integrem o processo do 3D Secure a seus aplicativos móveis, utilizando o Face ID/Touch ID.

O estudo ainda aponta que, em alguns países, a autenticação já é esperada pelo consumidor, que tende a confiar mais nas empresas que o utilizam. As entrevistas com líderes globais de pagamentos indicaram o Reino Unido e a Índia como mercados nos quais a ausência da autenticação de dois fatores pode causar suspeitas nos consumidores, por exemplo.

Crypto ID: A Nuvei está se preparando para a Resolução 06 do Bacen que é o compartilhamento de dados entre as instituições financeiras que operam no Brasil?

Rafael Lopes: A Nuvei sempre busca se adequar a todas as demandas e melhores práticas do mercado, especialmente quando estamos tratando de assuntos que envolvem a sigilo dos dados e prevenção à fraude dentro do mercado pagamentos que é o maior objetivo desta resolução 6.

Crypto ID: Vocês já trabalham com pagamentos em criptomoedas? Já estão trabalhando algum piloto para o DREX?

Rafael Lopes: A Nuvei já tem um grande know how no mercado de criptomoedas no mercado internacional. No Brasil, esta operação é recente. Sobre o DREX, temos nos mantido envolvidos com toda a construção do projeto e seguimos atentos a toda nova regulamentação e como estas mudanças irão impactar no mercado e, principalmente, no comportamento de consumo do usuário final.

Crypto ID: Quais insights a pesquisa da Nuvei revelou sobre as práticas atuais de meios de pagamento no e-commerce na Europa e na América do Norte?

Rafael Lopes: O estudo traz diversos insights. Em relação à otimização de pagamentos, por exemplo, o estudo aponta que entre 30% e 40% das transações autenticadas para empresas de e-commerce da Europa são recusadas e 20-40% desses casos resultam em uma transação totalmente perdida. A pesquisa estima ainda que os varejistas de e-commerce da Europa podem perder cerca de US$ 25 bilhões este ano somente por recusas falsas, mas apenas cerca de US$ 12 bilhões por fraudes. Normalmente, o principal receio das empresas está relacionado à fraude, mas esse dado mostra que, embora prevenir fraudes seja uma prioridade, as empresas também precisam dar atenção com os prejuízos das recusas falsas.

Crypto ID: Como a Nuvei está ajudando as empresas de e-commerce a implementar essas estratégias de gestão de pagamentos?

Rafael Lopes: A Nuvei atua com uma estrutura global e capacidade tecnológica que ajudam nossos clientes e parceiros a alcançarem alta performance em termos de pagamento. Independentemente da região onde o cliente está, a Nuvei tem capacidade de trazer conhecimento de forma local. Atuamos com uma tecnologia modular, flexível e escalável, que permite que as maiores empresas ofereçam todas as opções de pagamentos e se beneficiem de serviços bancários, de gestão de fraudes e riscos. Conectamos empresas aos seus clientes em mais de 200 mercados, com adquirência local em mais de 50 países, contando com 150 moedas e mais de 680 métodos de pagamento alternativos. Além disso, fornecemos insights, como este estudo, para clientes e parceiros terem sucesso local e global.

Esperamos que esta entrevista ofereça insights valiosos para empresas que buscam otimizar seus sistemas de pagamento e utilizar dados de maneira mais eficaz. Boa leitura!

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