Dia dos Pais: no e-commerce, crescimento das vendas demanda investimento em logística
8 de agosto de 2023Dia dos Pais, consiste em uma excelente oportunidade de aquecimento das vendas para os mais variados setores do comércio, especialmente no e-commerce
Em 2022, a especialista em tecnologias de geolocalização Maplink registrou mais de 25 milhões de chamadas em sua API de roteirização por parte de seus clientes do comércio digital.
Inaugurando as datas comemorativas do segundo semestre, o Dia dos Pais, que acontece no próximo domingo (13/08), consiste em uma excelente oportunidade de aquecimento das vendas para os mais variados setores do comércio, especialmente no e-commerce.
No ano passado, a data registrou um bom desempenho no que tange às vendas digitais, com um faturamento de R$ 5,9 bilhões de reais, segundo dados da Neotrust.
Independente do tamanho do negócio, para as empresas que desejam ampliar as vendas durante essa e outras datas comemorativas, é fundamental realizar um planejamento com antecedência, algo que vai muito além das ações de marketing e promoções, passando, inerentemente, por suas operações logísticas.
Reforço e monitoramento do estoque, por exemplo, bem como a capacidade de dar vazão às entregas são alguns fatores imprescindíveis para atender a demanda esperada.
Segundo Fabrício Morais, Gerente Comercial BR & Latam da Maplink, o uso de tecnologias voltadas para a logística é um diferencial importante que traz benefícios operacionais e financeiros para quem vende: “O investimento em logística é extremamente relevante, especialmente durante datas comemorativas. Tais tecnologias possibilitam que empresas planejem e executem suas operações de forma mais eficiente, melhorando a roteirização das entregas, reduzindo custos operacionais, otimizando o tempo de deslocamento dos veículos e aumentando a produtividade dos colaboradores.”, explica.
A empresa, que é uma multinacional referência nos setores de Geolocalização, Cloud e Logística,desenvolve tecnologias para a otimização logística e registrou dados expressivos no uso das suas APIs de geolocalização por parte de seus clientes durante o Dia dos Pais de 2022 – algo que comprova a relevância comercial da data.
Segundo dados internos da Maplink, no intervalo entre julho e agosto do ano passado, foram realizadas mais de 25 milhões chamadas de roteirização, o que representou um aumento de 21% em relação ao mês anterior do mesmo ano.
Tracking: exigência dos consumidores, necessidade para empresas
Além da tecnologia de roteirização, responsável pela definição dos melhores trajetos para a coleta e entrega de mercadorias, outra solução que se consolidou no e-commerce e especialmente no delivery é o tracking, também conhecido como rastreamento em tempo real.
Se há poucos anos a ferramenta aparecia como uma tendência no mercado, hoje o rastreamento de pedidos já se tornou uma realidade e pode ser um fator importante para a decisão de compra.
De acordo com a Maplink, que também disponibiliza a tecnologia por meio da Tracking API, a grande vantagem tanto para quem vende, como para quem compra é a transparência, a qual reflete diretamente na experiência de consumo.
“Os principais benefícios percebidos pelos clientes que utilizam a API são a melhoria da experiência do consumidor final, na medida em que oferece maior transparência no rastreamento das entregas, algo que vem acompanhado do aumento da confiança na marca e, assim, a fidelização de clientes. Para as empresas, o monitoramento em tempo real também garante maior controle e visibilidade das operações logísticas, o que significa poder identificar rapidamente eventuais problemas e traçar ações imediatas para solucioná-los.”, ressalta Fabrício.
Mesmo faltando pouco mais de uma semana para o Dia dos Pais, a Maplink garante que ainda há tempo para investir em tecnologias de logística e, assim, garantir números positivos de vendas, especialmente para quem trabalha com delivery.
Isso porque as entregas rápidas ganham força no período. Uma vez que muitos consumidores tendem a deixar suas compras para última hora, o serviço torna-se uma boa opção para atender às expectativas dos clientes, que podem receber seus presentes diretamente em suas residências ou nos locais que desejam, o que é especialmente vantajoso para presentes surpresa ou aqueles que são enviados para pessoas que estão distantes.
Nesse contexto, para dar conta da alta na demanda, a rota para o sucesso das vendas está na logística: “Investir em tecnologias de otimização das operações, bem como disponibilizar o rastreamento em tempo real, podem ser diferenciais importantes para as empresas que desejam se destacar no mercado altamente competitivo, atendendo às expectativas dos clientes e se tornando referência em excelência logística.”, finaliza.
Armadilhas virtuais tendem a crescer devido à proximidade do Dia dos Pais
Dicas Serasa para o e-Commerce se preparar para o Dia dos Pais – Ouça
Serasa Experian dá dicas para lojistas e consumidores para o Dia dos Pais
e-COMMERCE & VAREJO
Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!