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70% do comércio eletrônico da América Latina flui por meio de dispositivos móveis

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20 de maio de 2024

Um estudo recente da PCMI aponta que 70% do comércio eletrônico da América Latina flui por meio de dispositivos móveis

Um estudo recente da PCMI aponta que 70% do comércio eletrônico da América Latina flui por meio de dispositivos móveis. Isso acontece graças a diversas facilidades na hora de pagar pelas compras por meio desse tipo de dispositivo, como os métodos A2As (Account-to-Account, categoria ao qual o Pix pertence), card-on-file (em que o varejista já deixa as informações do cartão de crédito do cliente salvas para a próxima compra) e a tokenização.

Além disso, no e-commerce, o crescimento do Pix é marcante, previsto para representar 38% das vendas online até 2026.

Tal fenômeno ocorre porque a modalidade oferece muitas facilidades como a não cobrança de taxas, pagamento instantâneo e segurança, já que não é necessário expor dados do cartão de crédito, por exemplo?

Com isso, o gerente geral da Yuno, Nathan Marion, explicou melhor sobre o assunto:

Nathan Marion, gerente geral da Yuno

“O crescimento do mobile commerce na América Latina é estrondoso nos últimos anos , representando 70% de todo e-commerce na região. Neste cenário, quem não está preparado para oferecer uma experiência nativa ou no mínimo adaptada e responsiva ao mobile terá dificuldades no digital, principalmente quando pensamos em pagamentos, a conversão pode ser muito impactada, já que não conta com uma jornada otimizada, não dispõe de serviços mínimos, não tem métodos de pagamento simples para celular, etc.

Temos que considerar que a jornada de uso do celular no e-commerce precisa ser mais dinâmica, pois o usuário pede por maior rapidez, com muito menos paciência para etapas adicionais como ficar adicionando informação no processo do checkout, por exemplo, já que fazer isso via mobile é muito mais trabalhoso do que no computador. Dessa maneira, o processo tem que ser fluido, rápido, e com uma boa experiência do ponto de vista de processo. Podemos citar como exemplos de facilitadores medidas como tokenização, wallets (Apple Pay e Google Pay), card on file (one-click payments) e account to account (A2A), etc.

Para termos uma ideia do cenário brasileiro de uso de celular, um estudo recente da FGV aponta que temos muito mais smartphones do que habitantes por aqui, já que são cerca de 2,2 dispositivos digitais por indivíduo. Além disso, por conta do fácil uso, o celular tem sido utilizado até mesmo por pessoas que não tem familiaridade com computadores ou outros dispositivos eletrônicos, o que só contribui para que ele se torne a ferramenta favorita até mesmo na hora das compras online.”

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