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10 tendências para a cobrança digital e omnicanalidade em 2024

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20 de maio de 2024

Operações cada vez mais digitais nos leva para a realidade da omnicanalidade, que permite utilizar diferentes canais

Por Eduardo Tambellini, Consultor de Negócios da FICO

Eduardo, Consultor de Negócios da FICO

Diversos setores foram impactados por essa mudança, e o segmento de cobrança, que já vinha desde o início da década de 2000 expandindo o uso de dispositivos móveis e facilitando o acesso à comunicação instantânea com os credores, foi um dos que mais se reinventou.

Tudo começou com o SMS, que substituiu as cartas de cobrança, reduzindo assim os custos operacionais.

Agora, as operações cada vez mais digitais nos leva para a realidade da omnicanalidade, que permite utilizar canais de acordo com a preferência ou necessidade dos clientes. Mas o que vem pela frente?

Compartilho aqui as tendências da cobrança digital para 2024 e as  melhores práticas que observo no mercado:

1. Mais Automatização e integração com Inteligências Artificiais:

A IA já conquistou seu lugar  na cobrança e, sem dúvida, teremos uma maior integração da IA para melhorar, scripts e a eficiência nas operações de cobrança, por exemplo, incluindo chatbots mais avançados e automação de processos.

2. Hiperpersonalização das interações:

Implementação de estratégias de cobrança mais personalizadas e utilizando dados analíticos e do open finance para determinar abordagens de acordo com o perfil e comportamento do devedor, inclusive direcionando melhores condições de ofertas e negociações.

3. Finalmente maior uso das Redes Sociais:

O uso de redes sociais já existe, porém ainda de forma tímida. Sem dúvida, veremos em 2024 a expansão da presença nas redes sociais para oferecer suporte e interagir com os devedores, tornando a cobrança mais acessível e transparente.

4. Ainda mais Pagamentos Instantâneos:

Segundo levantamento da Febraban, no primeiro semestre de 2023, o PIX foi de longe o meio de pagamento mais utilizado pelo brasil seeiro, representando 93% de todas as transações bancárias, ficando a frente de cartão de crédito, débito, TED/DOC/TEC, cheques e boletos. Para 2024, veremos a adoção de pagamentos instantâneos de forma mais ampla, proporcionando aos devedores opções de pagamento mais rápidas e convenientes. 

5. Ganhos em Segurança:

A digitalização, ao mesmo tempo que oferece benefícios, traz junto a incidência de fraudes e muitos golpes. Portanto, os  investimentos em tecnologias de segurança para proteger informações sensíveis durante as operações de cobrança e no processo de pagamentos, ou  ainda na identificação do número do contato da cobrança estarão em alta.

6. Experiência do Usuário Aprimorada:

Cada vez mais o conceito da omnicanalidade permitirá que o cliente seja o dono e o orquestrador da sua experiência junto às plataformas de cobrança digital, a omnicanalidade deixará de ser uma opção e passará a ser uma necessidade.

7. Analytics Preditiva e Análise de Sentimentos:

Algo já iniciado em anos anteriores, porém utilizado de forma tímida, são os recursos de  análises preditivas que permitem  antecipar comportamentos de pagamento e análise de sentimentos para compreender as emoções dos devedores durante as interações digitais.

8. Colaboração com Fintechs:

Fintechs  e empresas de cobrança trabalharão em conjunto para aproveitar as inovações tecnológicas emergentes e melhorar os processos de cobrança.

9. A necessidade de aderir a novas regulamentações:

O ano de 2023 trouxe novas regulamentações a fim de garantir uma melhor qualidade nas interações entre o credor e o devedor. A atenção à conformidade regulatória em operações de cobrança digital deve ser ainda maior, em especial com a implementação de tecnologias que garantam a conformidade com normas de privacidade e segurança.

10. Expansão da Omnicanalidade:

Como já reforçado acima, o crescimento na integração de diversos canais de comunicação para criar uma experiência verdadeiramente omnicanal, permitindo que os devedores escolham o canal de sua preferência para interações.

Importante dizer que vivemos um momento de altas transformações e do surgimento de novas tendências que sem dúvida nenhuma trarão ainda mais novidades no mundo digital.

A única certeza é que a digitalização é um novo momento e somente crescerá nos próximos anos.

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