Últimas notícias

Fique informado
Selo eletrônico sofrerá alterações

Selo eletrônico sofrerá alterações

26 de fevereiro de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A função do tabelião no documento eletrônico

Com todo o desenvolvimento tecnológico faz surgir de forma natural

14 de novembro de 2014

A assinatura digital confere sigilo ao documento eletrônico?

A assinatura digital não torna o documento eletrônico sigiloso, pois

10 de fevereiro de 2011

O tema da última reunião entre cartorários, servidores da corregedoria geral da Justiça e o Juiz Jeronymo Pedro Vill que ocorreu na última sexta-feira (20/02) foi a modernização do sistema de selos eletrônicos.

O objetivo do novo sistema é melhorar o desempenho dos notários e registradores e apresentar a nova metodologia de valores da Guia de Recolhimento Simplificado (GRS).  Além disso, os participantes receberam um CD com a nova tabela dos atos eletrônicos que entrou em vigor nessa segunda-feira (23/02).

Para Antônio Pires, diretor do Departamento de Tecnologia da Corregedoria esse tipo de diálogo é importante para os grupos envolvidos no assunto. “Os cartorários ficaram satisfeitos com o prazo de implantação e também sugeriram medidas de aperfeiçoamento, tanto do sistema de Selo quanto do Portal do Extrajudicial. Opinaram também sobre os novos valores a serem praticados”, disse.

Referente a implantação do cronograma das alterações do selo eletrônico, foram definidas cinco etapas até  a conclusão. A primeira delas se iniciou com a liberação de pedidos para os novos selos e o retorno dos usados anteriormente. A partir do dia 10 de Abril todas as guias de recolhimento serão feitas apenas com selo eletrônico.

Abaixo segue o cronograma completo da implantação:

24 a 27 de fevereiro: Etapa 1 – Serão liberados os pedidos dos novos selos, possibilitando a solicitação e o retorno dos selos antigos e dos novos;

02 a 06 de março: Etapa 2 – Será suspensa a solicitação dos selos antigos permitindo, no entanto, o seu retorno;

09 a 13 de março: Etapa 3 – Fica suspenso o retorno dos selos antigos, apenas os novos selos devem ser utilizados;

16 a 20 de março: Etapa 4 – No dia 20 de março serão emitidas pelo sistema guia de recolhimento teste contendo a arrecadação aferida nos 10 últimos dias (esta guia não será usada para fins de arrecadação);

20 a 30 de março: Etapa 5 – No dia 30 de março serão emitidas pelo sistema guia de recolhimento teste, sendo o recolhimento da forma atual;

10 de abril: Geração das GRS apenas pelo Sistema do Selo Eletrônicos.

Fonte: http://irib.org.br/html/noticias