Mercado imobiliário adere ao e-Commerce com a plataforma digital da Construtora MRV
4 de fevereiro de 2020MRV lança plataforma de venda de imóveis totalmente digital
A MRV é uma das maiores construtoras da América Latina está sempre de olho no aprimoramento e na gestão de seus produtos, lançou a primeira solução digital completa que cobre todo o processo de ponta a ponta para compras de imóveis e realiza primeira venda de forma totalmente digital
A plataforma de vendas digital fornece ao cliente uma jornada de compra completamente online em que envolve a escolha da unidade, simulação e aprovação do crédito, negociação da proposta e assinatura do contrato digital.
A primeira venda totalmente online foi realizada no dia 23 de janeiro de 2020 em Belo Horizonte.
Essa nova experiência desburocratiza do processo de aquisição de um apartamento, eliminando documentos e assinaturas físicas, além de barreiras logísticas que podem arrastar uma negociação por dias e até semanas.
Com a plataforma digital, a MRV prevê que o fechamento do contrato do cliente com a companhia poderá ocorrer em apenas um dia.
Segundo o presidente Rafael Menin, o projeto vem sendo desenvolvido pela MRV há cerca de um ano e utiliza a metodologia ágil para construção de uma solução digital orientada pelo objetivo de simplificar drasticamente a conquista da casa própria.
“Para este projeto quase 100 pessoas de diferentes áreas foram envolvidas. A ferramenta combina diversas tecnologias, como chatbots, inteligência artificial, visão computacional e RPA (Robotic Process Automation), tudo em uma jornada com design moderno proporcionando aos nossos clientes uma experiência simples, fácil, empática e transparente. O mercado está em constante transformação. Novas tecnologias vêm sendo empregadas e o mindset dos consumidores está mudando cada vez mais rápido na forma como se relacionam com as empresas e comercializam produtos e serviços. Entendemos essa tendência e estamos sendo pioneiros no mercado imobiliário”, explicou Menin.
MRV se destaca em inovações no mercado imobiliário
A empresa vem se consolidando como uma construtech. Nos últimos 5 anos investiu mais de R$ 250 milhões em transformações digitais nos processos construtivos e inovações com foco total no consumidor.
A plataforma digital, totalmente desenvolvida pela Cia, chega agora como uma novidade no setor que trará maior autonomia e empoderamento para o cliente selecionar o imóvel que melhor se encaixa à sua faixa de renda e ainda pré-definir os valores das parcelas de financiamento.
A novidade de compra totalmente digital é parte da estratégia da companhia em se tornar uma plataforma de soluções habitacionais, capaz de fornecer a opção de moradia que melhor se adapte à realidade dos clientes.
“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas por meio do lar. A experiência de compra de imóveis sempre envolveu muitos profissionais e muita documentação. Nossa intenção é simplificar o processo e deixar o cliente a vontade para simular entradas e parcelas de forma autônoma pelo celular, computador ou tablet. Será uma transformação também para o nosso time comercial”, completa Eduardo Barreto, diretor executivo Comercial da MRV.
A plataforma já está no ar para clientes de Belo Horizonte que queiram adquirir uma unidade no Residencial Orion e as atualizações serão constantes, ampliando as opções de novas funcionalidades e empreendimentos para outras cidades do país.
Conversamos com Lucas Palermo Junqueira, Coordenador de Inovação Digital da MRV sobre os detalhes da assinatura dos documentos eletrônicos
Crypto ID: Lucas, o tipo de assinatura utilizada nos processos da plataforma desenvolvida pela MRV é eletrônica ou digital*?
Lucas Junqueira: As assinaturas são eletrônicas. Com isso, temos a validade jurídica, o duplo fator de autenticação, e toda a garantia do dossiê da DocUsign.
Crypto ID: Qual é o processo de assinatura? Em que momento o comprador assina os documentos?
Lucas Junqueira: As assinaturas seguem o processo da DocuSign. O comprador recebe link no e-mail e, com duplo fator de autenticação com SMS, acessa o documento para assinatura eletrônica. Elas acontecem na última etapa da jornada, após o cliente já ter passado pela análise de crédito com o banco e da etapa de negociação dos valores de sinal e carteira MRV dentro da plataforma.
Crypto ID: Os documentos eletrônicos são encaminhados aos cartórios de Registro de Imóveis nesse formato?
Lucas Junqueira: O contrato de promessa de compra e venda com a MRV não é necessário para o registro nos cartórios. Para o Registro de Imóveis é apenas necessário contrato de financiamento com o banco.
Crypto ID: No caso de um financiamento, os bancos aceitam os documentos eletrônicos?
Lucas Junqueira: Sim, mas apenas algumas agências solicitam o contrato de promessa de compra e venda com a MRV na hora do financiamento bancário.
Crypto ID: Como os documentos eletrônicos são armazenados? Utilizam o Blokchaim em algum momento?
Lucas Junqueira: Os contratos de promessa de compra e venda com a MRV ficam armazenados na nossa Nuvem (AZURE), em repositórios específicos de arquivos.
Crypto ID: Que tipo de tecnologia compõem o portal?
Lucas Junqueira: Diversas soluções, como: PWA, chatbots, RPA, inteligência artificial, visão computacional, entre outros
Centros de Experiência integram experiências físicas à jornada digital
Diferentemente de outros produtos, o processo de compra de um imóvel envolve uma maior pesquisa de mercado por parte do consumidor. Ainda que um apartamento seja comprado digitalmente de forma independente e autônoma pelo cliente, a MRV entende que é possível aliar uma experiência física à jornada, para visualização e entendimento de como será seu produto.
Recentemente a companhia apresentou ao mercado um novo conceito de loja, o Centro de Experiência MRV. No espaço, que conta com uma estrutura moderna e diferenciada, os visitantes podem conhecer o futuro apartamento em ambiente 100% interativo em realidade virtual, que conta também com uma “materioteca” composta pelos principais materiais empregados no apartamento, como porcelanatos, pias e torneiras disponíveis para escolha.
O Centro de Experiência MRV integra os meios físico e digital. O cliente poderá fechar sua compra no próprio espaço ou realizar posteriormente de forma independente pela plataforma digital.
*ASSINATURA DIGITAL – Dados eletrônicos resultantes da aplicação de uma tecnologia ou processo matemático sobre um ativo digital, que se utiliza de um elemento criptográfico de exclusivo controle do signatário, associando, com integridade, as informações de um ativo digital a uma pessoa ou entidade originária. ASSINATURA ELETRÔNICA – Dados eletrônicos anexados ou logicamente associados a um ativo digital, usados por um signatário no momento da assinatura eletrônica. Fonte: ITI
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