Últimas notícias

Fique informado

Ministério da Agricultura e Pecuária Implementa Assinatura Eletrônica Qualificada para Agilizar Certificação Sanitária de Produtos de Origem Animal

22 de abril de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Com a digitalização, a emissão do certificado dará mais celeridade e segurança para as empresas

O serviço de assinatura eletrônica do Mapa – Ministério da Agricultura e Pecuária já está disponível para auditores fiscais federais agropecuários e médicos veterinários responsáveis pela inspeção e certificação sanitária

O Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa deu um passo significativo rumo à modernização e digitalização com a implementação da assinatura eletrônica para a emissão de Certificados Sanitários Nacionais (CSN).

Esse lançamento aconteceu no dia 3 de abril de 2024 e contou com a participação ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro , tem o propósito de agilizar e facilitar o serviço público prestado, para uma melhor rastreabilidade e maior segurança tanto para os servidores quanto para as empresas.

“O certificado sanitário assinado eletronicamente trará maior confiabilidade, segurança e transparência no processo de certificação emitidos pelo Brasil”, destacou o ministro Fávaro. “Eu sempre digo que o legado que eu vou deixar aqui não é nenhum legado pessoal, é de contemporaneidade. Um ministério mais moderno, mais eficiente, mais rápido, menos atrapalhador, para que tudo isso funcione mais rápido”, completou.

A nova ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) dentro do Sistema SIGSIF (Sistema de Informação Gerencial do Serviço de Inspeção Federal).

Para o auditor fiscal federal agropecuário – médico veterinário, a implementação da assinatura eletrônica traz agilidade visto que não precisará mais imprimir, carimbar e assinar centenas de certificados diariamente de forma física.

para as empresas, o ganho está na facilitação e desburocratização do processo uma vez que terão acesso ao documento emitido de forma imediata e poderão realizar a sua impressão para apresentação aos órgãos de fiscalização do Brasil e dos países importadores.

A expectativa é trazer maior eficiência ao processo certificação sanitária, eliminando etapas burocráticas sem, no entanto, alterar os procedimentos técnicos de análise do certificado a ser emitido”, relata o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart. “É um momento histórico, um salto gigantesco que estamos promovendo para a facilidade de comércio no Brasil”, pontuou.

Além da assinatura eletrônica, os certificados contam ainda com código de autenticidade e com QR Code, permitindo a checagem da veracidade do documento.

Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destaca o impacto da iniciativa para as empresas. “A decisão de tocar isso para a frente é um marco histórico para nós. A gente ganha horas e minutos preciosos de competitividade. Isso aqui é dinheiro na veia do Brasil, porque a gente consegue ser mais competitivo e mais rápido”, disse.

A próxima etapa dessa modernização, já em desenvolvimento, será a implementação da extensão para a emissão de Certificados Sanitários Internacionais (CSI), de acordo com as tratativas e aceitação dos países importadores.

Certificados Sanitários

Para que as exportações de produtos de origem animal ocorram é necessário que o Brasil emita o Certificado Sanitário, que é o documento oficial que atesta o cumprimento dos requisitos sanitários do Brasil e do país importador, englobando a rastreabilidade, a inocuidade e a segurança do produto.

Esse procedimento é executado por servidores do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. O objetivo é assegurar o cumprimento e a manutenção dos requisitos de saúde animal e de saúde pública, visando evitar a disseminação, o surgimento e o ressurgimento de doenças animais, bem como garantir que o alimento de origem animal seja seguro para o consumo da população brasileira e mundial.

Com a assinatura eletrônica, o Mapa espera não apenas agilizar o processo de certificação, mas também aumentar a competitividade das empresas brasileiras no mercado global, fortalecendo a posição do Brasil como um exportador confiável de produtos de origem animal.

O serviço de assinatura eletrônica do Mapa está disponível para auditores fiscais federais agropecuários e médicos veterinários responsáveis pela inspeção e certificação sanitária. Além disso, empresas do setor de produtos de origem animal destinados à exportação podem se beneficiar da facilidade e rapidez proporcionadas pelo novo sistema.

Certificado Sanitário Nacional (CSN)

O documento assinado será o Certificado Sanitário Nacional (CSN) que é um documento oficial emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Ele é utilizado para o trânsito nacional de produtos de origem animal, garantindo que esses produtos estejam em conformidade com os requisitos sanitários, técnicos e legais estabelecidos. O CSN é parte de um sistema de controle que visa modernizar os procedimentos de fiscalização do trânsito de produtos de origem animal dentro do país. 

Esta inovação promete trazer mais rapidez e segurança para as empresas envolvidas no trânsito nacional de produtos de origem animal, especialmente aqueles destinados à exportação.

Tipos de Assinatura Eletrônica

Para a certificação sanitária, o Mapa implementou um sistema que utiliza assinaturas eletrônicas qualificadas, garantindo assim a integridade e a autenticidade dos documentos.

A assinatura eletrônica adotada pelo Mapa é parte de um esforço para eliminar processos burocráticos sem comprometer os rigorosos procedimentos técnicos de análise dos certificados.

A assinatura Qualificada é a que oferece o mais alto nível de segurança esse tipo de assinatura digital que possui validade jurídica e é equiparada à assinatura manuscrita. Ela é realizada por meio de um certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada a ICP-Brasil garantindo a autenticidade e integridade do documento assinado.

A assinatura eletrônica qualificada é amplamente utilizada em transações comerciais, contratos digitais, declarações fiscais, entre outros documentos que exigem validade legal.

Classificação das assinaturas eletrônicas

Para os casos de interação com os entes de governo, a legislação estabelece três possíveis classificação de níveis de assinatura eletrônica.

  1. Assinatura eletrônica simples, que permite identificar quem está assinando e anexa ou associa seus dados a outros dados em formato eletrônico;
  2. Assinatura eletrônica avançada, que utiliza certificados não emitidos pela ICP-Brasil ou outro meio de comprovação da autoria e da integridade de documentos em forma eletrônica, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento. É o caso da assinatura GOV.BR
  3. Assinatura eletrônica qualificada, que utiliza certificado digital, nos termos do § 1º do art. 10 da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

Passo a Passo para Emissão do Certificado

  1. Acesso ao Sistema: Os usuários devem acessar o Sistema de Informação Gerencial do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF) para iniciar o processo.
  2. Preenchimento dos Dados: Inserir as informações necessárias relativas ao produto e à empresa.
  3. Assinatura Eletrônica: Após a verificação dos dados, o certificado é assinado eletronicamente pelo auditor fiscal federal agropecuário.
  4. Emissão do Certificado: O documento é então disponibilizado eletronicamente, podendo ser impresso para apresentação quando necessário.

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!

Tecnologia brasileira revoluciona rastreabilidade bovina e transforma gado em ativo de garantia de crédito

Tecnologia utilizada na pecuária para quantificar gado será adotada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo
A Agricultura Digital: Uma revolução tecnológica nos campos

Potência do agronegócio brasileiro: alvo preferencial de crimes digitais em 2024