Últimas notícias

Fique informado

Jucetins ressalta que livros contábeis, fiscais e societários de empresas deverão ser digitais a partir de 22 de junho

27 de maio de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A Junta Comercial do Estado do Tocantins – Jucetins só permitirá a entrada de livros digitais, a partir do dia 22 de junho, não mais aceitando o protocolo de documentos físicos para esse tipo de processo.

A Junta Comercial do Estado do Tocantins – Jucetins estabeleceu a medida pela Instrução Normativa nº 82 emitida pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – DREI.

A medida visa simplificar, uniformizar, modernizar e automatizar o processo de autenticação dos livros. Agora tudo pode ser feito de forma virtual, com economia de tempo e dinheiro.

Thaís Coelho – Presidente da Jucetins

“A Jucetins já está preparada para atender a nova norma, que está trazendo mais facilidade aos empresários. Nos últimos meses registramos um aumento de processos digitais, não apenas no protocolo de livros. A tecnologia na Jucetins permite um ambiente totalmente dinâmico e acessível para o usuário”, explica a presidente da Jucetins, Thaís Coelho.

Assinatura digital

Os livros contábeis, fiscais e societários contêm o balanço patrimonial das empresas. A Instrução Normativa obriga que eles sejam exclusivamente digitais, proibindo a entrada em papel.

Os termos de abertura e encerramento dos livros podem ser assinados com uso de certificado digital emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A Jucetins permite ao contador ou advogado autenticar processos assinados manualmente pelo empresário. Com isso, o empresário pode assinar o documento manualmente, nesse caso o livro, o contador/empresário irá digitalizá-lo e inseri-lo no portal do Simplifica, e depois irá assiná-lo com certificado digital.

Quanto aos livros já protocolados em papel, antes da data que entrar em vigor a Instrução Normativa, 22 de junho, continuarão em uso até que se esgotem.

Como protocolar um livro digital? (passo a passo)

1 – Acesse www.simplifica.to.gov.br > Vá ao campo “Outros Serviços” e entre em “Livro Digital”
2 – Informe CNPJ ou NIRE
3 – Inclua o livro (PDF)
4 – Uma taxa será gerada ao clicar em “Consultar Taxas”
5 – Finalize com o seu certificado digital

*A indicação do advogado é opcional, mas a indicação do contador é obrigatória, assim como ao menos um membro do quadro de integrantes

Fonte: Junta Comercial do Estado do Tocantins – Jucetins

Empresários terão assinatura eletrônica avançada para atos na Junta Comercial de Matogrosso

NeoID já pode ser utilizado na Junta Comercial de Minas Gerais

Benefícios da junta comercial digital para quem vai abrir um negócio – Ouça

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!