Denuncie caso um agente fiscalizador recuse seus documentos eletrônicos
20 de fevereiro de 2020Pode vir a blitz: versões digitais da CNH e do CRLV valem tanto quanto os documentos de papel
O agente fiscalizador é obrigado a aceitar esses documentos digitais. Caso se recuse, você pode registrar ocorrência no Denatran e no órgão em que o agente trabalha
Imagine ser parado numa blitz e não estar com o documento do carro nem com a carteira de habilitação. Trata-se de infração com multa de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira. Além disso, o veículo fica retido até a apresentação do documento como medida administrativa.
A boa notícia é que você já instalou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, e por ele gerou sua CNH digital e o CRLV digital. Tudo certo, o problema já está resolvido!
Pelo app Carteira Digital de Trânsito você agrega as versões eletrônicas desses dois importantes comprovantes do cidadão brasileiro: a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
Esses documentos digitais têm valor jurídico, conforme afirma o Departamento Nacional de Trânsito.
É por isso que vale a pena baixar o app Carteira Digital de Trânsito e saber que a carteira de motorista e o documento do veículo estarão sempre à mão, no seu celular. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store.
A Carteira Nacional de Habilitação digital serve também como um documento de identidade. Ao embarcar em um voo, por exemplo, é um documento que pode substituir a identidade física.
O que diz a legislação
A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita por ser documento oficial, conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017”. Já sobre o CRLV, o órgão indica a Resolução nº 720, de 7 de Dezembro de 2017, que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.
O Denatran também explicita que o agente fiscalizador é obrigado a aceitar ambos os documentos em suas versões digitais. Caso o agente se recuse a aceitar, é possível registrar ocorrência no órgão de trânsito em que o agente trabalha ou no próprio Denatran e/ou ouvidorias.
Tudo bem se não tiver internet
Depois de instalada em seu celular, a Carteira Digital de Trânsito pode ser acessada mesmo quando seu telefone está sem acesso à internet. Afinal, a tecnologia foi pensada exatamente para situações em trânsito, onde, muitas vezes, a conexão não é possível.
Se você ainda não baixou o aplicativo da CDT, faça isso agora mesmo, para evitar multa, pontos na carteira e retenção do veículo por não estar de posse dos documentos obrigatórios em uma abordagem de fiscalização.
Quer dicas sobre como baixar a CDT? Siga o passo a passo disponível neste link.
Vai pegar a estrada no feriadão? Então atualiza a CDT!
Carteira Nacional de Trânsito: saiba tudo sobre o aplicativo que reúne diversos documentos Ouça
OAB aprova criação de cartão de identidade digital do advogado
Carteira Digital: Cada vez mais próxima do seu bolso
Solução da Valid leva o cartão CRM Digital para o smartphone Ouça
Fonte: SERPRO