Últimas notícias

Fique informado

A certificação digital é uma das tecnologias que viabilizam o DNI – Documento Nacional de Identificação

8 de fevereiro de 2018

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

CNJ e Ministério da Saúde tornam obrigatória a biometria de recém-nascidos

Portaria do Ministério da Saúde, a pedido do Conselho Nacional

8 de fevereiro de 2018

Serpro é a inteligência que suporta o DNI – Documento Nacional de Identificação

Tecnologia
O Serpro tem importante papel no desenvolvimento do documento. A empresa é responsável pela inteligência central do DNI, a integração do tráfego de dados da base da Identificação Civil Nacional (ICN) com os pontos de atendimento, aos quais os cidadãos deverão se dirigir, após realizar o pré-cadastro, para validar os seus dados.

6 de fevereiro de 2018

Governo lança projeto piloto de Documento Nacional de Identidade

A intenção do governo é que a partir de julho deste ano a iniciativa comece a chegar aos cidadãos brasileiros.

6 de fevereiro de 2018

Nesta semana, o governo lançou o projeto piloto do Documento Nacional de Identidade (DNI), que será digital e que reunirá diferentes registros civis, como CPF e título de eleitor.

Os servidores do Tribunal Superior Eleitoral e do Ministério do Planejamento participam dos testes para fazer o download do aplicativo em smartphones e tablets, algo que pode estar disponível a todos os brasileiros a partir de julho.

Essa iniciativa, de acordo com o presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Júlio Cosentino, é extremamente positiva, pois desburocratiza e facilita a vida dos cidadãos.

Julio Cosentino – Presidente da ANCD

À medida em que forem firmados convênios, diversos documentos poderão estar à mão, por meio digital. Isso representa a modernidade das relações, aproveitamento dos benefícios que a tecnologia permite e também a redução de fraudes e falsificações”, comentou Cosentino. O DNI usará as bases de dados biométricos do TSE e para baixar o aplicativo será preciso ter feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

Nos últimos meses, observou Julio Cosentino, com o mesmo interesse, registrou-se grande movimento para a substituição de documentos de identificação em papel por meios eletrônicos. Desde e-Título, um aplicativo para Android e iOS que permite o armazenamento da versão digital do título de eleitor, à CNH digital.

Também a Carteira de Trabalho Digital já está disponível desde novembro passado. O trabalhador pode acessar suas informações de qualificação civil e de contratos de trabalho diretamente do celular ou tablet.

“Em muitos casos, como a CNH digital, o Certificado Digital padrão ICP Brasil pode ser utilizado. Com ele a pessoa não precisa ir pessoalmente aos postos do Detran. 

O Certificado garante a autenticidade da requisição on-line, já que é um documento de identificação no meio eletrônico”, acrescenta o presidente da ANCD.

O Certificado Digital nasceu em 2001 com a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e hoje um dos certificados digitais, o da pessoa física, é justamente o e-CPF, que permite a realização de diversos serviços no meio digital, como assinar documentos com validade jurídica, envio e retificação do Imposto de Renda e acessos a diversos serviços públicos, como Receita Federal e nota fiscal e seus programas de premiação.

“Cada vez mais os benefícios da certificação chegam aos serviços públicos e tornam a tecnologia mais próxima e acessível a todos os brasileiros”, comenta Cosentino.

TAGS

DNIe