Últimas notícias

Fique informado

Zanini, CEO da Dinamo Networks fala sobre o SPB 3.0

13 de maio de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

AES – Padrão de criptografia avançado: o que é e como funciona

O NIST estabeleceu o AES como um padrão de criptografia há quase 20 anos para substituir o antigo padrão de criptografia de dados (DES).

13 de maio de 2021

Zanini fala sobre o PIX e como será o Webinar Executivo sobre PIX e LGPD

O CEO da DINAMO Networks, empresa fabricante de HSMs, conversou com o Crypto ID sobre o funcionamento e outras questões sobre o PIX, novo sistema de pagamento instantâneo.

17 de setembro de 2020

Confira entrevista com o CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini, sobre o PIX e pagamento instantâneo

Conversamos com Marco Zanini, especialista em segurança da informação, CEO da Dinamo Networks.

2 de julho de 2020

Sobre o SPB versão 3.0, convidamos Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks para falar sobre as alterações necessárias e também sobre o módulo DINAMO SPB dos HSMs fabricados pela Cia e utilizados pelo sistema financeiro

O novo protocolo de segurança do Sistema de Pagamento Brasileiro com novos algoritmos criptográficos serão obrigatórios, a partir de 02 de Outubro de 2021, conforme as regras do Banco Central do Brasil.

O objetivo das mudanças é aumentar ainda mais o nível de segurança das transação financeiras.

A partir de 14 de Maio de 2021 os preparativos para sua implementação terão início para que em 08 de Setembro o ambiente de homologação esteja disponível para os testes finais de operação.

Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é uma estrutura formada por diversas entidades, instituições e operações interligadas pelo Banco Central – BACEN.

O SPB interliga os sistemas e os procedimentos relacionados com o processamento e a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários, chamados, coletivamente, de entidades operadoras de Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF). Além das IMF, os arranjos e as instituições de pagamento também integram o SPB.

Simplificadamente a função do SPB é permitir a transferência de recursos financeiros, o processamento e liquidação de pagamentos para pessoas físicas, jurídicas e entre governamentais. Toda transação econômica que envolva o uso de cheque, cartão de crédito, ou transferência eletrônica passa pelo SPB.

Zanini, cita durante a entrevista o Algoritmo AES 256. Veja a seguir a definição do NIST:

“O Advanced Encryption Standard (AES) especifica um algoritmo criptográfico aprovado pelo FIPS que pode ser usado para proteger dados eletrônicos. O algoritmo AES é uma cifra de bloco simétrico que pode criptografar (codificar) e descriptografar (decifrar) informações.

A criptografia converte os dados em uma forma ininteligível chamada texto cifrado; descriptografar o texto cifrado converte os dados de volta em sua forma original, chamada de texto simples.

O algoritmo AES é capaz de usar chaves criptográficas de 128, 192 e 256 bits para criptografar e descriptografar dados em blocos de 128 bits.”

contato@dinamonetworks.com

Links citados por Zanini durante a entrevista:

NIST: National Institute of Standards and Technology

Padrão de criptografia avançado: o que é e como funciona

ISO 20022 | ISO20022

Dinamo Networks reforça importância dos serviços de segurança digital e criptografia com a validade da LGPD

Zanini fala sobre o PIX e como será o Webinar Executivo sobre PIX e LGPD

Sobre a DINAMO NETWORKS

DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros.  Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud).  Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.

Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!

Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/


Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, fala sobre as novidades do mercado e a nova plataforma Supercloud

Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!

O QUE É CRIPTOGRAFIA?

A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.

A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário. 

Criptografia Simétrica

Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.

Criptografia Assimétrica

Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.  

Criptografia Quântica

Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.

Criptografia Homomórfica

Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.

Confira entrevista com o CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini, sobre o PIX e pagamento instantâneo