Professor explica o que é computação quântica e como ela será aplicada no futuro
14 de março de 2023A computação quântica pode trazer muitas transformações para a sociedade, como, por exemplo, a quebra da criptografia de ativos digitais
Tecnologia pode trazer muitas transformações para a sociedade, como por exemplo a quebra da criptografia de ativos digitais, como, por exemplo, as criptomoedas.
O termo Computação Quântica foi mencionado pela primeira vez 40 anos atrás, em 1982, quando o físico Richard Feynman demonstrou que nenhum computador clássico conseguiria modelar sistemas quânticos por causa das limitações existentes tanto na física clássica quanto na escala atômica.
Segundo ele, somente simuladores quânticos universais seriam capazes de modelar tais sistemas. Mas afinal o que tudo isso significa?
“A computação quântica pode ser definida como uma nova forma de computação, uma nova tecnologia a ser estudada e desenvolvida totalmente diferente da evolução tecnológica observada nos estudos da ciência da computação”, afirma Marino Hilário Catarino, professor da ESEG, Faculdades do Grupo Etapa.
Para compreender exatamente como os processos ocorrem, o professor destaca que é preciso conhecer as mecânicas quânticas.
De forma simplificada, ele explica que os computadores quânticos são construídos em nível subatômico e empregam uma física muito diferente da tradicional para conseguir resolver problemas.
Segundo ele explica, os algoritmos dentro da linguagem quântica são os objetos de estudo em uma nova área de pesquisa, voltada para as diversas formas de se utilizar a mecânica quântica para solucionar problemas que seriam impossíveis de serem abordados pela física tradicional.
Isso porque enquanto no desenvolvimento dos computadores tradicionais são utilizados milhões de interruptores para gerenciar o fluxo dos elétrons por meio dos processadores, no computador quântico são utilizadas partículas subatômicas, onde estão os qubits – ou bits quânticos, uma unidade de informação quântica.
“Os qubits conseguem se sobrepor e até estar em diversos estados ao mesmo tempo, o que possibilita que ocorram passagens quânticas. Essas passagens permitem manipular as probabilidades de forma a mensurar os resultados“, salienta Catarino.
Para ele, a computação quântica pode trazer muitas transformações para a sociedade, como, por exemplo, a quebra da criptografia de ativos digitais, como, por exemplo, as criptomoedas.
“Esta é uma questão que já vem sendo levantada há algum tempo. Em 2020, um executivo do Google mencionou que a computação quântica pode sim acabar com a criptografia em cinco anos”, disse Catarino.
Isso porque a empresa tem realizado pesquisas utilizando a tecnologia e, como exemplo dos avanços tecnológicos que já obtiveram, mencionaram um cálculo complexo: em um computador tradicional, seriam necessários 10 mil anos de processamento para conseguir realizar tal tarefa.
Porém, utilizando a computação quântica, eles conseguiram a resposta em apenas 200 segundos. “Ou seja, os computadores quânticos já são uma realidade e já estão sendo utilizados ao redor do mundo”, afirmou o professor.
Além disso, a computação quântica pode ser inserida em muitas outras áreas, como no estudo de vacinas, simulações de plantações, no uso de determinados fertilizantes e até em formas de se estudar o universo.
“A computação quântica ainda se encontra nos primórdios de sua pesquisa e exploração, porém os seus usos devem encontrar finalidades em muitas áreas“, finaliza o especialista.
Sobre a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa
A ESEG faz parte do Grupo Etapa, instituição com mais de 50 anos de experiência em educação, e conta com diferenciais como grade curricular inovadora, corpo docente atuante no mercado, laboratórios tecnológicos, parcerias internacionais e centro de desenvolvimento de carreira.
Atualmente, além do ensino forte, a Faculdade oferece cursos de Graduação em Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, além de cursos de Pós-graduação com Especializações e MBA e Cursos de Crescimento Profissional On-line.
Artigo: 5G e computação quântica vão incrementar o mercado de trabalho em tecnologia em 2023
Metaverso e Computação Quântica: os destaque da tecnologia em 2023
Viveremos no mundo da computação quântica. Por Eduardo Lacerda
Computação quântica: entenda por que essa tecnologia precisa estar no horizonte de todo CIO
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.
Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!
O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.
Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo. O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.
Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.
Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!