Instituto de inovação tecnológica nomeia líderes globais de criptografia para o conselho consultivo no centro de pesquisa de criptografia
15 de dezembro de 2020Instituto de inovação tecnológica nomeia líderes globais de criptografia para o conselho consultivo no centro de pesquisa de criptografia
As nomeações para o conselho consultivo no centro de pesquisa de criptografia seguem uma série de anúncios do Instituto de Inovação Tecnológica desde a primeira reunião do conselho do Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada em agosto de 2020
Technology Innovation Institute (TII), pilar de pesquisa aplicada do Advanced Technology Research Council (ATRC), anunciou ontem – 14 de dezembro de 2020 – a formação de um conselho consultivo no Cryptography Research Center (CRC). O novo conselho consultivo é composto por especialistas globais na área de criptografia.
O Cryptography Research Center é um dos sete primeiros centros dedicados do TII e também um dos poucos centros globais que reúne criptógrafos teóricos e aplicados em um ambiente voltado para a pesquisa.
Os criptógrafos colaboram em projetos de pesquisa inovadores que levam a resultados inovadores em criptografia. Abrangendo campos de criptografia pós quântica (PQC), criptografia leve, criptoanálise, protocolos criptográficos, criptografia baseada em hardware, computação confidencial, entre outros, o distinto conselho de consultores orientará os esforços para desenvolver tecnologias inovadoras para impacto global, reforçando a posição dos Emirados Árabes Unidos como um centro global de inovação e P&D.
Conselho Consultivo
Prof Joan Daemen , Professor de Criptografia Simétrica na Radboud University na Holanda, que co-projetou a cifra Rijndael que foi selecionada como o Padrão de Criptografia Avançada (AES) e também é um dos co-designers do Algoritmo criptográfico Keccak (SHA-3);
Prof Lejla Batina , Professora de Criptografia de Hardware na Radboud University, com especialização em criptografia aplicada e segurança de sistemas embarcados;
Dr. Guido Bertoni , CEO da Security Pattern, Itália, cujas áreas de pesquisa incluem algoritmos criptográficos, criptografia baseada em hardware, criptografia aplicada e segurança de sistemas embarcados. Ele também é um co-designer do algoritmo criptográfico Keccak (SHA-3).
Prof. Carlos Aguilar, Professor do ISAE SUPAERO na Universidade de Toulouse, França, um criptógrafo pós-quântico e especialista em implementações criptográficas seguras e teoria computacional;
Prof. Damien Stehlé , Professor em Ciência da Computação na École Normale Supérieure de Lyon, França, cujas áreas de foco são criptografia pós-quântica, teoria computacional e álgebra complexa; e o
Prof. Tim Güneysu, Professor de Engenharia de Segurança na Ruhr-University Bochum, Alemanha, que é especialista em implementações de hardware seguras, esquemas criptográficos em nuvem e engenharia segura.
O CRC atualmente emprega e colabora com cientistas em vários campos cruciais da criptografia. Os especialistas estão engajados em todo o espectro de criptografia fundamental e aplicada e pesquisa de criptoanálise.
Falando sobre as nomeações para o conselho, o Dra. Najwa Aaraj, Pesquisador-chefe do CRC, disse:
“O sucesso de qualquer entidade científica e com foco em pesquisa é liderado por seu conselho de consultores, que apoia na definição da visão. Ao reunir especialistas renomados, estamos conectando conhecimento global no campo da criptografia. ”
O Dra. Aaraj acrescentou: “Por meio da pesquisa realizada no Centro de Pesquisa de Criptografia, estamos confiantes de que Abu Dhabi e os Emirados Árabes Unidos serão pioneiros em tecnologias inovadoras que garantem melhorias ainda maiores em áreas criptográficas de alta prioridade.”
O TII é um centro de pesquisa e desenvolvimento global pioneiro que se concentra em pesquisa aplicada e recursos de tecnologia da nova era.
O Instituto tem sete centros de pesquisa dedicados iniciais em quântica, robótica autônoma, criptografia, materiais avançados, segurança digital, energia direcionada e sistemas seguros.
Ao trabalhar com talentos excepcionais, universidades, instituições de pesquisa e parceiros da indústria de todo o mundo, o Instituto conecta uma comunidade intelectual e contribui para a construção de um ecossistema de P&D em Abu Dhabi e nos Emirados Árabes Unidos.
O Instituto reforça Abu Dhabi e o status dos Emirados Árabes Unidos como um centro global de inovação e contribui para o desenvolvimento mais amplo da economia baseada no conhecimento.
Para saber mais sobre o Cryptography Research Center (CRC) aqui!
As tendências da criptografia para 2021
As tendências da criptografia para 2021
Kryptus aponta diferenças entre Software e Hardware para segurança das chaves criptográficas. Ouça
Dicas de cibersegurança para viajantes
Anonimização de dados, criptografia e LGPD é tema do webinar da DINAMO Networks. Ouça
Extorsões e roubo de Bitcoins irão aumentar em 2021
Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!
O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.
Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo. O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.
Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.
Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.