Últimas notícias

Fique informado

UFSC formaliza cooperação com Moçambique para implantação da Certificação Digital no país

9 de novembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Acordo entre a UFSC e o INTIC, tem por objetivo a realização de uma parceria para auxiliar o instituto na implantação da Infraestrutura

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, 17 de outubro, uma delegação composta por dirigentes do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) de Moçambique para a formalização de um acordo de cooperação técnica para a implantação de Infraestrutura de Certificação Digital no país africano.

Ao lado da vice-reitora, Joana Célia dos Passos, o representante da Administração Central discutiu sobre a importância da parceria e agradeceu por terem escolhido a Universidade catarinense como parceira de pesquisa. 

O acordo firmado entre a UFSC, por meio do Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC/UFSC), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o INTIC, órgão responsável pela regulação, supervisão e fiscalização das tecnologias de informação de comunicação de Moçambique, tem por objetivo a realização de uma parceria para auxiliar o instituto moçambicano na especificação e implantação da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) de Moçambique (ICP-MZ), cooperar com a criação de uma política de governança para a gestão da tecnologia, bem como realizar ações de capacitação e treinamentos que visem a formação contínua de técnicos para operação, implantação e manutenção das soluções que vierem a ser desenvolvidas. 

No Brasil, os representantes do LabSec atuarão em conjunto com o pesquisador Frederico Schardong, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Lucas Mayr, que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento e implantação da tecnologia em Moçambique.

A Infraestrutura de Chaves Públicas opera como um sistema que garante autenticidade e segurança para processos de assinatura digital, emissão de certificados e identidades, que podem ser utilizados por pessoas físicas e jurídicas.

A solenidade para a assinatura do documento aconteceu no Gabinete da Reitoria e reuniu  o professor Lourino Chemane, presidente do Conselho de Administração do INTIC; Laisse Mucavele, diretor da Divisão de Certificação e Licenciamento; Sérgio Guivala, chefe do Departamento de Segurança Cibernética; Abrão Nhaca, chefe de Departamento de Licenciamento; a diretora de Relações Internacionais da UFSC, Fernanda Leal; o diretor Executivo da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFSC), Narbal Silva; o professor e doutorando Frederico Schardong; o aluno de Mestrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Lucas Mayr; e o supervisor do Laboratório de Segurança em Computação LabSEC, Ricardo Felipe Custódio.

Durante a recepção, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina salientou a importância do acordo internacional para a universalização do conhecimento e agradeceu a escolha da UFSC como instituição parceira no Brasil.

Segundo ele, essa iniciativa é muito importante para a gestão, que busca trazer perspectivas diversas para a universidade no que tange a inclusão e o reconhecimento das contribuições de todos os continentes e regiões do mundo.

É preciso desmistificar um pouco certas formatações e modismos que nós temos em relação a acordo com outros países. Temos que pensar de maneira universal, afinal a ideia de universidade é a ideia de universalização da pesquisa, do ensino e da extensão”, reforçou.

UFSC
Reitoria recebe reconhecimento de órgão regulador da comunicação em Moçambique pela contribuição no desenvolvimento e operacionalização do sistema de Certificação Digital. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

Em sua fala, a vice-reitora, Joana, relembrou a visita que fez recentemente a Moçambique para participar do congresso “Mulheres do Mundo”.

Ela destacou a importância de iniciativas que fortalecem a relação entre países em desenvolvimento e ressaltou que “não é só levar à África, mas também trazer os conhecimentos que lá existem, porque o Brasil faz sempre cooperações com a ideia de que vai ensinar e nessa relação ninguém só ensina, a gente também aprende e o continente africano como um todo tem muito a ensinar”, afirmou.

Ao fim do encontro, a comitiva moçambicana presenteou os dirigentes da UFSC e os representantes do IFRS com um troféu e certificado como forma de reconhecimento pela contribuição no desenvolvimento e operacionalização do sistema de Certificação Digital.

Além disso, entregaram às instituições uma Capulana, tecido colorido que tem extrema importância na cultura de Moçambique. 

Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação UFSC

Fonte: AARB

ITI, UFSC e Inmetro assinam Protocolo de Intenções durante workshop com Mercosul

Recurso de assinatura digital ofertado pelo governo tem pouca efetividade, diz AARB

AARB torna-se associada do InterID

AARB participa de reunião com Ministério da Economia, ITI e Serpro sobre AR Eletrônica

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Procure saber sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!