Últimas notícias

Fique informado

Toda PME será uma fintech

24 de junho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

As PMEs já compõem cerca de 53.5% do PIB brasileiro, percentual que vem crescendo ano após ano, e mostram a força das PMEs

Por Maria Cristina Kopacek

Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez

Em 2021 o Brasil registrou a abertura de mais de 3,9 milhões de empreendimentos, representando um aumento de 19,8% quando comparado com 2020. Do total de empresas criadas, 3,1 milhões escolheram a modalidade de Microempreendedor Individual (MEI), correspondendo a 80%.

Em segundo lugar na abertura de novos negócios, 682,7 mil foram sob o modelo de microempresas, sendo 17,35% do total de empresas abertas em 2021. As PMEs já compõem cerca de 53.5% do PIB brasileiro, percentual que vem crescendo ano após ano, e mostram a força das PMEs. 

Acompanhando esse mercado há mais de 12 anos, noto que as pequenas empresas representam algumas das condições mais favoráveis aos negócios inovadores: São rápidas, flexíveis e voláteis.

Quando fazemos um recorte para a área financeira, já é notório que muitas empresas, dos mais diversos setores, conseguem hoje ter acesso a plataformas que entendam suas necessidades específicas e criem experiências financeiras contextuais, por exemplo, cashback, cartões e até mesmo crédito consignado.

Serviços que antes eram inacessíveis hoje estão à disposição do pequeno empreendedor, e esse movimento deve ser ainda mais agressivo com a adoção massiva do PIX e as novas regulamentações do Open Finance. 

Por fim, o ponto de destaque desse artigo é fazer uma provocação a todo o mercado brasileiro, afirmando que sim, todas as PMEs são ou serão, em algum momento, fintechs que ofereçam os mais diversos serviços financeiros e, como consequência, agreguem valor para o consumidor final.

Você já tinha se atentado a isso? 

Fintech Rapyd lança concurso “de outro mundo”: Hack the Galaxy vai premiar desenvolvedores de software com uma viagem até o limite do espaço sideral

Durante o TDC Innovation, entrevistamos o professor Alexandre Uehara sobre fintechzação

LGPD e fintechs: como a segurança de dados é garantida no setor financeiro

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!