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Por Andréia Andreatta

tecnolgia
Andreia Andreatta é Diretora de Marketing e Customer Success da Preâmbulo Tech

Independente de qual seja a área, o profissional precisa acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e se atualizar para se manter em sintonia com o mercado e clientes.

Na área do Direito, as soluções tecnológicas são cada vez mais frequentes nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.

Além de ferramentas como, por exemplo, os softwares jurídicos, o profissional precisa acompanhar e dominar os atuais conceitos tecnológicos e de gestão.

Eles impactam na comunicação, no atendimento, nas relações sociais, nos negócios, nos processos de trabalho, no meio ambiente e na economia.

Importante lembrar que a tecnologia não substitui o trabalho humano na advocacia, mas pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o trabalho dos advogados e tornar a justiça mais acessível e eficiente.

Nas minhas pesquisas diárias das movimentações no mercado jurídico, acompanhamento nas mudanças tecnológicas e cenário apresentando por clientes, venho apontar algumas tendências para o atual panorama da advocacia.

Dividi estas tendências em categorias, como veremos a seguir:

Busca por personalização

Foi-se a época em que o atendimento era padronizado. Clientes têm expectativas cada vez mais altas, pouco tempo e muitas ofertas de produtos e serviços no mercado.

Falar com bots, por exemplo, para resolver problemas e tirar dúvidas simples é muito bem-vindo, mas quando se trata de questões mais complexas e direcionadas, o agente humano é a preferência.

O estudo global CX Trends, apresentado pela Zendesk, revela que os consumidores esperam ter cada vez mais experiências imersivas.

De acordo com o relatório, focado em tendências de Customer Experience (CX, ou Experiência do Cliente), 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas, o que inclui o
atendimento pós-venda.

Legal Design

Com uma abordagem que combina o Design Thinking e a tecnologia, a proposta é facilitar a comunicação.

No Direito, esta prática é chamada de Legal Design, que consiste na utilização de elementos visuais como gráficos, ícones, imagens, cores diferenciadas, e outros recursos na concepção e elaboração de documentos.

Um complemento valioso são as plataformas de geração de documentos, em que modelos ficam centralizados, seguros, colaborativos e facilmente acessíveis.

Personalização e padronização é resultado.

A era do User Experience (UX)

O conceito de User Experience (UX) foca em práticas e estratégias para melhorar a experiência dos usuários em plataformas digitais.

A implementação e utilização de softwares jurídicos é um exemplo disso. Eles permitem que documentos sejam criados adotando práticas de Legal Design, bem como dashboards e relatórios possam ser cada vez mais completos, interativos e visuais.

Além disso, possibilitam, também, a implementação de um portal para acesso exclusivo aos clientes do
escritório, proporcionando personalização e um canal de comunicação eficiente.

Talentos

Employee experience ou experiência do colaborador está em alta quando falamos em gestão de talentos. Portanto, pensar em como serão os pontos de contato desde o processo seletivo, contratação, onboarding, treinamentos, até o crescimento podem oferecer uma ótima experiência para novos colaboradores.

Soluções para organizar, aprimorar e automatizar a jornada também fazem parte deste contexto.

Dessa maneira, adotar políticas e práticas para atrair e reter os melhores talentos, investir em plataformas de feedback e engajamento são boas alternativas.

Sustentabilidade

Em alta no ambiente empresarial, o conceito ESG (Environmental, Social and Governance) já influencia na escolha das marcas que consomem bem como nos
serviços que contratam.

Esse conjunto de boas-práticas, que se traduz para o português como governança ambiental, social e corporativa, vem causando impacto positivo em empresas que assumem compromisso com a sustentabilidade.

Esta pauta impacta tanto nas estruturas dos escritórios, na advocacia moderna, quanto
no surgimento de uma nova área de atuação.

Metodologias ágeis

Inicialmente criadas para o desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis ficaram muito populares no mundo corporativo e há algum tempo ocupam um espaço relevante na advocacia.

Essas metodologias têm como prioridade o trabalho em equipe. Entre as mais utilizadas no ambiente jurídico estão Lean, Kanban e Scrum.

Pode ajudar muito as empresas a melhorar a eficiência, a colaboração e a qualidade dos serviços, além de aumentar a satisfação do cliente.

Inteligência Artificial

Novas tecnologias ganham cada vez mais espaço em vários setores, e na advocacia esse cenário não é diferente.

Com um potencial significativo, ferramentas são criadas baseadas nestas tecnologias. A aplicação de inteligência artificial atualmente já é um recurso oferecido nos softwares jurídicos com bastante ênfase
na otimização das tarefas repetitivas, no aumento de assertividade e na redução de riscos.

Automação

Aumento na eficiência e produtividade são pré-requisitos para escritórios que estão em crescimento e a automação é um fator fundamental no alcance destes objetivos.

O crescimento do negócio muitas vezes depende disto e muitos softwares jurídicos oferecem formas de automação.

O ideal é buscar soluções que automatizem desde o recebimento das publicações, gestão dos prazos, gestão financeira, elaboração de peças processuais até o protocolo.

Marketing jurídico

Fortalecimento da marca do escritório, atrair novos clientes, estabelecer autoridade, credibilidade e melhorar a relação com os clientes, são resultado de estratégias bem elaboradas de marketing. A competição na área jurídica não é diferente das demais e aumenta a cada dia.

Investir em marketing significa estar no jogo e ganhar cada vez mais relevância no mercado garantindo crescimento do negócio.

Aqui vão algumas dicas: invista em marketing de conteúdo e divulgue nas redes sociais respeitando o perfil de usuários de cada rede, mais do que participar, faça palestras em eventos da área, promova cursos e treinamentos.

O marketing de relacionamento é indispensável, estruture, se possível, um time interno para
trabalhar com agências especializadas.

Legal Operations

O termo Legal Operations é mais uma importante tendência que vem ganhando espaço no meio jurídico. Ele refere-se às atividades e processos relacionados à gestão e operações de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

É uma área que combina elementos de gestão, tecnologia, processos e estratégia para otimizar o desempenho das atividades e melhorar a eficiência e eficácia dos serviços legais.

O objetivo principal da área é transformar a atuação jurídica em uma função estratégica dentro do negócio, fornecendo suporte eficiente e eficaz às necessidades legais.

Os profissionais do Direito precisam olhar para o futuro e compreender que inovação, tendência e tecnologia também fazem parte do ofício do advogado. Foi isso que fizemos na quinta-feira do dia 06 de julho, no Doc9 Summit.

O evento reuniu profissionais de todo o Brasil, e abordou conteúdos exclusivos para a área jurídica, tratando das principais temáticas e tendências de mercado para o futuro do Direito.

A Preâmbulo Tech, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado jurídico, marcou presença neste encontro e participou do debate junto a grandes nomes do mercado sobre como as ferramentas tecnológicas estão no centro da evolução e transformação jurídica.

DOC9 SUMMIT 2023

Lawtech organiza evento híbrido para profissionais do Direito em Julho

Sobre a Preâmbulo Tech

Somos apaixonados por Tecnologia e Advocacia. Há mais de 35 anos no mercado jurídico, nosso negócio é desenvolver soluções inovadores para ajudar advogados a superar os desafios de suas operações.

Sobre a autora

Andreia Andreatta é Diretora de Marketing e Customer Success da Preâmbulo Tech, Administradora de Empresas. Ajuda os profissionais da área jurídica no uso da tecnologia como aliada na transformação digital e na gestão de alta performance.

Sobre doc9

A Doc9 é uma das maiores startups de tecnologia jurídica do Brasil. Responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para a otimização da rotina jurídica, como o Whom, o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil.

A Doc9 possui uma plataforma centralizada de serviços como audiências, cálculos e outras diligências, por meio da qual atende mais de 3 mil escritórios e departamentos jurídicos em todo o país.

Nossa missão é tornar a vida mais leve por meio de soluções inovadoras e tecnológicas.

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