Últimas notícias

Fique informado

Telenfermagem, uma prática revolucionária, que está democratizando o acesso à saúde no Brasil

27 de maio de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Telemedicina finalmente virou realidade? Por Aldo von Wangenheim

As últimas semanas foram bastante movimentadas no que diz respeito a regulamentação da telemedicina no Brasil. Vamos agora em definitivo passar todos a ter o nosso “médico na palma da mão” ou, mais concretamente, no aplicativo do celular?

23 de maio de 2022

Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) decidiu normatizar a prática no Brasil, por meio da Resolução 696/2022

Crises são difíceis de atravessar, mas também são oportunidades de evoluir. A busca de uma saída para a covid-19, por exemplo, fez surgirem as vacinas de RNA mensageiro, uma tecnologia inédita, mais eficiente e que revolucionou o mercado de imunizantes em todo o mundo.

Da mesma forma, a necessidade de manter o isolamento e o distanciamento social fez surgir uma nova modalidade de atendimento: a Telenfermagem, uma prática revolucionária, que está democratizando o acesso à saúde no Brasil.

A pandemia vai embora, mas a Telenfermagem veio para ficar. Sendo assim, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) decidiu normatizar a prática no Brasil, por meio da Resolução 696/2022, estabelecendo regras claras para a atuação em Saúde Digital, tanto na iniciativa pública quanto na iniciativa privada.

“Dentro dessa perspectiva, esperamos dar as ferramentas necessárias para que nossos profissionais possam desenvolver suas atividades com autonomia e responsabilidade, dentro de um ambiente seguro e controlado, que garanta ao paciente um atendimento eficiente e resolutivo”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

A prática de Telenfermagem engloba Consulta de Enfermagem, Interconsulta, Consultoria, Monitoramento, Educação em Saúde e Acolhimento da Demanda Espontânea, mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“A emissão de receitas e a solicitação de exames à distância deverá ser feita com o uso de assinatura eletrônica, por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil)”, esclarece o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Elissandro Noronha.

Para a relatora da resolução que disciplina a área, a conselheira federal Helga Bresciani, a Telenfermagem é imprescindível na atual conjuntura de saúde do país, pois é uma prática que se fortaleceu durante a pandemia e que, portanto, precisava de regulamentação própria.

“Não há como retroceder nesta prática. Muitos pacientes não conseguem ir a consultas de Enfermagem por causa do horário de trabalho. Agora, com essa nova modalidade de atendimento, isso não vai mais ser um empecilho para cuidar da saúde”, acredita.

O exercício da Telenfermagem deve ser feito por meio de plataformas adequadas e seguras. Todas as ações deverão ser registradas, para garantir o armazenamento, a guarda e a segurança dos dados pessoais sensíveis. Todas as ações mediadas por TICs devem ser antecedidas de consentimento expresso do paciente. A autorização poderá ser por escrito ou de forma verbal, desde que o enfermeiro transcreva em prontuário físico ou eletrônico ou no registro de atividades coletivas.

A prática de consultas de Enfermagem à distância já havia sido aprovada em caráter emergencial durante a pandemia, em março de 2020. Entre setembro e novembro de 2021, foi realizada uma consulta pública sobre a Telenfermagem.

A partir das contribuições do público, um grupo de trabalho se debruçou sobre a matéria e chegou à concepção da Resolução Cofen 696/2022, um instrumento moderno e adequado para mediar as relações entre profissionais e pacientes via TICs e nos termos da LGPD.

Telemedicina finalmente virou realidade? Por Aldo von Wangenheim

Invasões em aparelhos que monitoram a saúde aumentam preocupação com segurança

MV leva à Hospitalar 2022 às últimas tendências tecnológicas para saúde

Conselho Federal de Enfermagem lança carteira profissional digital

Banner Saúde