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Telemedicina: por que seguir com as consultas virtuais?

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Em relação ao tempo economizado, um grande motivo para optar pela telemedicina é evitar o deslocamento e o trânsito que vem junto dele

Dois anos de pandemia foram o suficiente para adaptar as cidades a variados modelos tecnológicos em todos os setores e, na área médica, não foi diferente.

Segundo pesquisa da G2 Learning Hub, entre março de 2020 e setembro de 2021, as consultas por telemedicina cresceram 372% e chegaram a mais de 7 milhões de atendimentos virtuais, provando que a modalidade veio para transformar o setor.

Mas apesar da popularização e efetividade do método, com a drástica redução de casos e mortes por Covid-19, diversas pessoas retomaram suas idas presenciais às clínicas e hospitais que, muitas vezes, não são realmente necessárias.

Mas por que continuar usando a telemedicina mesmo após a flexibilização das medidas de segurança contra o coronavírus? A modalidade traz facilidades para a rotina do paciente, mas existem outros tantos motivos que se destacam.

Segundo Ricardo Casalino, diretor médico da Qsaúde, healthtech e operadora de planos de saúde, o que muitos nem imaginam é que, na grande maioria dos casos, os pacientes apresentam um quadro que pode ser facilmente resolvido na consulta virtual, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de pronto atendimento de urgência e emergência.

Na Qsaúde, 8 em cada 10 pacientes tiveram seu problema de saúde resolvido por telemedicina. Ou seja, grande parte deles não precisam ser encaminhados para um serviço de urgência e conseguem ter acesso a um atendimento médico resolutivo no conforto do seu lar”, diz.

Por isso, o diretor médico destaca as principais vantagens das consultas virtuais. Confira abaixo:

Evitar deslocamento: Em relação ao tempo economizado, um grande motivo para optar pela telemedicina é evitar o deslocamento e o trânsito que vem junto dele. Principalmente em grandes metrópoles, o fluxo de veículos está cada vez maior, o que demanda mais e mais tempo a cada deslocamento, incluindo as idas ao médico.

Menos risco de exposição: Com a possibilidade de ser atendido online, o paciente não se expõe a outras doenças quando vai até o consultório médico ou hospital. Isso porque quando se dirige ao pronto-socorro, pessoas com diferentes patologias se encontram no mesmo ambiente, normalmente fechado. Ao ser atendido em casa, garante-se um pouco mais de segurança não somente contra o coronavírus, mas demais vírus transmissíveis.

Rapidez no atendimento: Já parou para pensar que o teleatendimento evita filas e preenchimento de formulários? A parte burocrática, que pode demandar um tempinho a mais, é resolvida em apenas alguns cliques.

Menos papel: É comum carregar uma bolsa cheia de papéis, onde não se encontra nada, ou se perder em meio às orientações médicas. Com a telemedicina, as instituições passam a trabalhar com receitas digitais, o que facilita a compra de medicamentos e até a administração do mesmo, além de pedidos de exames e laudos.

Consulta na palma da mão: A telemedicina alcança locais onde, muitas vezes, o atendimento médico não consegue chegar. É claro que isso se destina a pessoas em regiões mais afastadas ou de difícil acesso, mas somente com a tecnologia é possível democratizar o acesso à saúde por meio do teleconsulta, ao acolher indivíduos que não têm condições de irem até o local.

Além disso, mesmo quando se está fora da área de cobertura do seu plano, é possível acessar a telemedicina para entender alguma dor ou suspeita específica e até mesmo receber o direcionamento para resolver o quadro em questão.

“A ideia é realmente facilitar o acesso ao atendimento médico e, para isso, o índice de resolutividade do modelo precisa ser acompanhado de perto, buscando entender os pacientes que realmente precisam ser direcionados para o pronto-socorro. No caso da Qsaúde, oferecemos atendimento online 24 horas por dia, para suprir toda e qualquer necessidade do cliente”, completa Casalino.

Sobre a Qsaúde

A healthtech Qsaúde chegou ao mercado para revolucionar o setor de planos de saúde no Brasil. Lançada em outubro de 2020, a operadora alia uma rede credenciada de alta qualidade ao resgate do plano de saúde individual e familiar, de fácil contratação por pessoas físicas e que garante mais segurança financeira ao consumidor, já que os reajustes são controlados pela Agência Nacional de Saúde suplementar (ANS). 

A Qsaúde tem como missão democratizar o acesso das pessoas à saúde com tecnologia e cuidado. A empresa oferece um atendimento acolhedor, personalizado, resolutivo e humanizado ao cliente, com foco na medicina preventiva e na gestão de dados para predição. 

Com uma rede credenciada de excelência que contempla os melhores hospitais do Brasil em São Paulo, a Qsaúde oferece um novo conceito de assistência com medicina de qualidade e telemedicina 24 horas todos os dias da semana.

Entre os 29 hospitais parceiros da healthtech, estão cinco dos melhores do mundo em diferentes especialidades, segundo os rankings “World’s Best Hospitals” e “World’s Best Specialized Hospitals”, da renomada revista americana Newsweek. São eles: Oswaldo Cruz, InCor, Albert Einstein, HCor e Santa Catarina. A Qsaúde possui, ainda, 167 clínicas e 154 laboratórios. 

Para a melhor gestão da saúde, todos os clientes são acompanhados por médicos de família, que são capacitados para atender desde a criança até o idoso. Em parceria com o time de saúde próprio da Qsaúde, esses profissionais cuidam da saúde do cliente para orientar sobre as melhores práticas para uma vida mais saudável.    

Antes de completar o primeiro ano de atuação, a Qsaúde já foi eleita por voto popular como uma das três melhores healthtechs do Prêmio iBest. A empresa também foi certificada como Great Place To Work (GPTW), selo obtido a partir da avaliação positiva dos colaboradores sobre o clima organizacional.

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