3 Tecnologias revolucionárias na Copa do Mundo de 2022
24 de novembro de 2022Separamos três das tecnologias implementadas pelo Catar para facilitar e melhorar a experiência do torcedor que chega pro evento mais esperado do ano
Por Lucas Raza
O evento mais esperado do ano por diversas nações do planeta e amantes do futebol chegou, a Copa do Mundo! O maior e mais tradicional evento esportivo de todos os tempos está de volta após quatro anos, dessa vez no Catar.
Um pouco diferente do normal, o campeonato acontecerá no fim do ano, nos meses de novembro e dezembro de 2022 devido às condições climáticas do país sede.
Diante desses problemas e questões de infraestrutura, a Copa do Mundo de 2022 no Catar será a mais custosa de todos os tempos.
De acordo com a Forbes, as contas podem chegar a R$ 1,22 trilhão de reais, gerando consequentemente um alto investimento em novas tecnologias que estarão presentes na infraestrutura da cidade, hotéis, estádios, dentro de campo e, principalmente, servindo a segurança dos torcedores de todas as partes do mundo que irão curtir o evento.
Pensando nisso, separamos três das tecnologias implementadas pelo Catar para facilitar e melhorar a experiência do torcedor que chega pro evento mais esperado do ano!
Inteligencia Artificial:
Dentre as principais tecnologias que foram implantadas, há uma que estará em diversas áreas da infraestrutura do Catar e também dentro de campo com a bola rolando, a Inteligência Artificial.
A IA fará parte de um sistema integrado de segurança eletrônica que tem como objetivo prevenir e impedir qualquer grande incidente que possa acontecer durante os jogos.
– Vídeos: Com painéis de alta tecnologia e mais de 15 mil câmeras de monitoramento, controlando portas e os espectadores dos oito estádios que irão sediar os jogos, auxiliando na detecção de alarmes de incêndio ou de invasão e até mesmo em vazamentos de banheiros, treinadas por uso de redes neurais para essas situações.
– Áudios: Com o mesmo sistema de redes neurais treinadas, a alta tecnologia da detecção do áudio poderá ouvir gritos, vidros sendo quebrados e até disparos de armas de fogo que serão interpretadas e expressas em forma de alerta para as pessoas.
– Reconhecimento Facial: Apesar de já estar na rotina das pessoas, no Catar o reconhecimento facial estará presente em várias engines de biometria de face humana que reconhecem as pessoas.
Drones:
O Catar decidiu inovar e investir pesado em grandes sistemas de Drones que sobrevoarão os estádios da Copa do Mundo para monitorar, impedir e inibir ataques aéreos que coloquem em risco os cidadãos e turistas no Catar.
A medida veio devido a um grande aumento de ataques terroristas nos últimos meses com o uso de drones, aeronaves não tripuladas e entre outros objetos aéreos. A ideia é criar um espaço aéreo anti-drones e ataques terroristas.
– Os drones combaterão no espaço aéreo do estádio e seus arredores, outros dispositivos que não estejam autorizados e ameacem a integridade das pessoas no ambiente. Os drones estão equipados com redes que serão lançadas em direção ao alvo no intuito de lesá-lo e inibi-lo de um possível ataque.
Tecnologia semi automatizada de impedimento:
O avanço tecnológico chegou até mesmo dentro de campo e conta com uma ótima novidade não só para os torcedores como também para os jogadores.
Para facilitar a vida dos árbitros de vídeos e diminuir a porcentagem de erros em lances capitais no jogo, a FIFA (Associação Federação Internacional de Futebol) resolveu aprimorar o sistema de VAR (Árbitros Assistentes de Vídeo) fazendo com que vire um sistema semi automatizado.
Com auxílio de um dispositivo chamado IMU (Sensor de unidade de medição inercial) que será colocado dentro de cada bola usada nas partidas, na qual permite uma detecção muito precisa do momento do chute e envia um sinal para a cabine com os árbitros de vídeo.
Essa tecnologia faz com que o próprio sistema identifique o impedimento sem precisar de auxílio humano e emita um alerta para os árbitros de vídeo sobre o impedimento.
Tornando a tomada de decisão dos árbitros com mais rapidez e precisão do que nas outras Copas.
Essas e outras muitas tecnologias vão facilitar a vida de milhares de turistas, profissionais e moradores no Catar, tornando a experiência de uma Copa do Mundo única para quem está dentro e fora de campo.
Quer saber de mais tecnologias que vão bombar e revolucionar o mundo em 2023? Fique ligado no Crypto ID e em nossa Newsletter semanal – você pode se inscrever clicando aqui.
5 dicas de cibersegurança para o seu dia a dia
Web 3.0 contribui com a segurança digital
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!