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Tecnologia em ascensão: como o no-code e o low-code estão posicionados no mercado?

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Projeções indicam que o low-code e o no-code podem agilizar o trabalho, independentemente do setor de atuação, em até oito vezes

Por Léo Andrade

Em uma era de revolução digital, cresce a vontade e a necessidade de empoderar as mais diversas áreas de uma empresa no que diz respeito a programação e criação de sistemas para automatizar seus projetos e demandas.

Neste sentido, as tecnologias no-code e low-code ganham adesão em todo o mundo, pois dispensam amplo conhecimento em codificação.

Em um cenário onde apenas 0,5% da população do mundo sabe programar, surge uma oportunidade de inovar as atividades na ponta da cadeia, onde cada especialista entende profundamente as demandas, gargalos e possibilidades de sua área.

Deste modo, o modelo vem para revolucionar os mais diversos segmentos, dando a opção de criar sistemas simples que vão desburocratizar e otimizar a rotina dos negócios.

Projeções indicam que o low-code e o no-code podem agilizar o trabalho, independentemente do setor de atuação, em até oito vezes.

Neste sentido, dados publicados pela consultoria Gartner projetam que mais de 65% dos softwares e aplicativos serão desenvolvidos em low-code até 2024, com um crescimento médio de 40% ao ano.

Segundo a pesquisa, esse mercado movimentou cerca de R$ 72,67 bilhões em 2021 no planeta, uma alta de 22,6% em relação a 2020.

Hoje, a busca tem crescido progressivamente, tanto entre as grandes, quanto entre as pequenas empresas.

Nas companhias de maior porte, o desafio é a busca por mais agilidade e pelo suprimento da escassa mão de obra especializada em TI.

Por outro lado, as PMEs procuram formas de validar e implementar novas ideias dentro de um universo digital.

Esse movimento é de pura democratização da tecnologia.

As empresas precisam criar uma cultura sobre o uso de low-code, desde a área de TI, que pode não ver com bons olhos a capilarização interna de seu trabalho, até os demais setores, pois todos precisam estar alinhados e entender os benefícios, as possibilidades e as transformações possíveis para dar andamento a uma ação conjunta.

É a hora de investir nessas oportunidades, aproveitando a subida da onda para surfar em sua crista, porque quem não dropar pode perder mercado.

As companhias que apostarem em diferenciais neste momento poderão viabilizar projetos inovadores e se destacar entre as demais quando a popularização prevista para os próximos anos vier para ficar.

Sobre Léo Andrade

Influenciador e especialista em tecnologia, Léo Andrade é uma das principais referências em low-code e no-code no Brasil. Com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube, ele compartilha conteúdos, dicas, informações e conhecimento sobre programação para mais de 60 mil pessoas todos os meses.

Formado em ciências da computação pela Universidade Santa Cecília e pós-graduado em engenharia de software, o profissional conta com larga experiência como desenvolvedor.

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