Últimas notícias

Fique informado
SUS usará supercomputadores para integrar prontuários eletrônicos de todo o País

SUS usará supercomputadores para integrar prontuários eletrônicos de todo o País

12 de dezembro de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Área hospitalar adere à tecnologia da certificação digital – Certillion health, plataforma mobile

Certillion health – plataforma mobile, desenvolvido pela Soluti, em parceria com a Anahp e a APM, tráz agilidade, segurança e facilidades ao setor de saúde

6 de dezembro de 2016

Transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional permite ainda que o Ministério da Saúde verifique on-line como está sendo investido cada real do SUS na saúde do brasileiro

Os equipamentos vão ampliar em até 10 vezes o armazenamento de dados. Essa expansão vai permitir a unificação de todos os sistemas de informática da saúde.

Com isso, será possível integrar em todo território nacional o uso dos recursos e o histórico de atendimento dos pacientes.

Os novos equipamentos representam redução de gastos públicos, com manutenção dos sistemas e melhoria da gestão da saúde. Haverá também ganho para o cidadão, com atendimento mais ágil por meio do prontuário eletrônico, do Cartão Nacional de Saúde (CNS), do Registro Eletrônico em Saúde (RES), entre outros.

“Os supercomputadores são uma base para a implantação do Registro Eletrônico em Saúde e um controle de qualidade dos serviços públicos de saúde no País”, declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Nesta quinta-feira (8), dois servidores foram instalados no Centro de Informações do Datasus, em Brasília. O terceiro começa a funcionar ainda neste mês no Rio de Janeiro e terá a função de fazer a segurança das informações.

Aumento da capacidade

Antes da compra dos supercomputadores, a capacidade de uso de processamento dos servidores estava em torno de 92%. Com a aquisição das máquinas, esse número foi reduzido para uma média de 15 a 20% em horários de pico.

A alta disponibilidade alcançada com essa aquisição é condição fundamental para a implantação do Registro Eletrônico de Saúde, que reunirá dados como histórico das consultas, internações, dos medicamentos indicados, resultado de exames e a aplicação dos recursos na saúde.

A implantação do RES proporcionará uma economia estimada de 10 a 20% dos gastos com Atenção à Saúde, ou seja, de R$ 7 bilhões a 14 bilhões por ano.

Prontuário eletrônico

No sábado (10), termina o prazo para adoção do prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde. Com a plataforma digital, todos os serviços de saúde da cidade poderão acompanhar histórico, dados e resultado de exames dos pacientes.

Será possível também verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou registrar visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional permite ainda que o Ministério da Saúde verifique on-line como está sendo investido cada real do SUS na saúde do brasileiro.

A plataforma digital permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Leia também