Últimas notícias

Fique informado
Solução da e-Sec para diplomas eletrônicos é apresentado no Certforum

Solução da e-Sec para diplomas eletrônicos é apresentado no Certforum

29 de agosto de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Diploma Digital é a onda do momento

Portaria 330/2018 MEC, o problema, os desafios, o formato eletrônico do diploma, a validação do diploma, padrão de assinatura, registro do diploma, olhando para o futuro. Por José Luiz Brandão, CEO da e-SEC.

23 de abril de 2018

Solução da e-Sec para diplomas eletrônicos é apresentado no Certforum

Como emitir diplomas e declarações no âmbito universitário por meio

29 de agosto de 2016

Case UnB e-Sec | Solução diploma eletrônico

A solução desenvolvida pela e-Sec, solucionou o problema na emissão de certificados e diplomas de maneira ágil e simples. Foi desenvolvida uma plataforma web específica para assinatura de certificados e diplomas.

24 de junho de 2016

Como emitir diplomas e declarações no âmbito universitário por meio eletrônico? É reconhecido pelo MEC?

Drª Janaína Ferraz, Diretora de Formação Continuada da Universidade de Brasília – Interfoco Dex UnB fala sobre seu trabalho para a implementação e afirma que sim o diploma eletrônico é reconhecido pelo MEC.

Entre os dias 23 a 25 de agosto, ocorreu a etapa de Brasília do Certforum, evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, autarquia federal que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O fórum debateu o uso da certificação digital para melhorar e simplificar processos nas organizações. Dentre os temas abordados estava o diploma digital, apresentado pela Drª Janaína Ferraz, Diretora de Formação Continuada da Universidade de Brasília – Interfoco Dex UnB. A universidade, referência em ensino, pesquisa e extensão, emite certificados e diplomas de conclusão de cursos de Extensão, Graduação, Pós-graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

A mesa foi conduzida por Pedro Cardozo, coordenador da área Auditoria e Fiscalização do ITI. Ele lembrou que em 2013 uma comitiva da UnB foi ao ITI para falar da necessidade de emitir diplomas em meio eletrônico.

A UnB tinha um ativo de trezentos mil certificados. O alto volume geraria um grande custo com papel, impressão e envio pelo correio, cerca de 6 milhões de reais. Muito mais que gastos, o atraso no processo de emissão de diplomas e certificados da UnB provocava a abertura de reclamações na ouvidoria da Presidência da República.

A instituição tinha um problema e precisava de um meio que agilizasse o processo e gerasse economia a universidade. A UnB procurou uma solução junto ao ITI e o instituto por sua vez indicou algumas empresas e entre elas a e-Sec para desenvolver uma solução baseada em certificação digital que tornasse o processo rápido, prático e eletrônico.

Através do C3, plataforma web específica para assinatura digital de certificados, os diplomas passaram a ser assinados digitalmente em questão de segundos e enviados por e-mail para os ex-alunos. O novo processo agilizou a emissão de diplomas e gerou economia considerável a UnB.

Segundo Janaína, os cursos de extensão foram os primeiros a adotar a solução. Todos os anos a UnB emite 500 mil diplomas de extensão. O próximo passo é implantar a assinatura digital de certificados nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como os cursos extra curriculares.

Além de diplomas a solução permite ainda a assinatura digital de vários outros documentos como todas as declarações emitidas pela universidade.

Foi muito interessante como a doutora fez a abertura: Disse que desconhecia tecnologia, não sabia nada sobre certificados digitais e muito menos sobre como montar uma plataforma de assinatura para documentos eletrônicos, mas o que entende é que não é possível mais uma universidade do porte da UNB que “vende” conhecimento, tecnologia e inovação não se adequar aos novos recursos de tecnologia. Durante sua apresentação ela recorreu algumas vezes ao Luiz Brandão que estava em uma das primeira fileiras da platéia. Brandão é diretor da e-Sec,  empresa responsável pelo desenvolvimento do C3, solução de assinatura dos diplomas eletrônicos e ex-aluno da UnB.

Não é mais admissível se pensar em produzir toneladas de papel se podemos fazer tudo via documentos eletrônicos. Cabe a nós que temos esse entendimento, disseminar  esse conceito, principalmente junto aos órgãos públicos para que aceitem diplomas e declarações em meio eletrônico assim como aceitam em papel. As leis sobre o assunto dizem que os documentos devem ser entregues desta ou daquela forma e não especificam se devem ser impressos ou eletrônicos,” conclui Dra. Janaína

Case UnB e-Sec | Solução diploma eletrônico

TAGS

educação