Softwares de trabalho e dispositivos caseiros são responsáveis por quase 100% dos ataques hackers
18 de outubro de 2022Segundo o relatório “Global DDoS Landscape Report”, realizado pela NSFOCUS, referência global em cibersegurança, os ataques de negação de serviço (DDoS) aumentaram 205% nos primeiros seis meses de 2022, em comparação com o primeiro semestre do ano anterior, maior alta desde 2018
Relatório da NSFOCUS analisou os dados entre o primeiro semestre deste e o mesmo período de 2021
Além disso, foi observado que 51% dos bots foram encontrados em softwares e aplicativos usados pelo trabalho remoto, como VPNs, por exemplo.
Já os 46% restantes estavam em dispositivos com Internet das Coisas infectados, como roteadores domésticos e câmeras de segurança.
A extorsão cibernética, a concorrência maliciosa e a trapaça em jogos online ainda são as principais motivações por trás dos ataques DDoS, que foram distribuídas quase uniformemente durante o semestre analisado.
Janeiro e abril ficaram na frente, com um aumento de 20% em comparação com fevereiro, que obteve o menor número.
A indústria de jogos se mantém como o principal alvo dos ataques, responsável por 40% do total. Logo atrás seguem TI e telecomunicações (15%), transmissões ao vivo (13%) e computação em nuvem (11%).
De acordo com Thiago Sapia, diretor de novos negócios da empresa, “a transformação digital, a rápida evolução das tecnologias, os impactos da pandemia, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a turbulência política mundial intensificaram os desafios de segurança, razão pela qual as empresas enfrentam a situação mais difícil já vista até os dias de hoje”.
O relatório constata também que ataques com o volume de Terabytes não são mais tão raros. Desde abril deste ano, eles foram detectados por três meses consecutivos.
“Com recursos adequados, lançar DDoS de Tb não é mais uma tarefa difícil para os invasores”, ressalta Sapia. Para se ter uma ideia, mais de 40 ataques dessa natureza, maiores que 100 Gpbs, aconteceram por dia durante o período estudado.
O relatório está disponível em: https://nsfocusglobal.com/pt-br/company-overview/resources/h1-2022-global-ddos-attack-landscape/
Sobre a NSFOCUS
Fundada em 2000, a NSFOCUS é reconhecida como uma das líderes do mercado mundial em soluções de rede e segurança cibernética.
Hoje, opera globalmente com mais de 5.000 funcionários em duas sedes em Pequim e uma em Milpitas, na Califórnia, além de 40 escritórios espalhados pelo mundo.
Iniciou suas operações na América Latina em 2016 pelo Brasil e, desde então, já expandiu os negócios para o Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Equador e México.
Dentre os mais de 9 mil clientes, seis dos 10 líderes globais de telecomunicações, e quatro das cinco maiores instituições financeiras do mundo, são protegidas pela empresa. Para obter mais informações, consulte o site da NSFOCUS e siga o LinkedIn.
Por que é tão fácil ser vítima de golpes digitais?
Resiliência em Cibersegurança é o tema do Tempest Talks 2022
O cenário de malware móvel em 2022 – spyware, ataques Zero-Click, smishing e segurança da loja
Observabilidade? Quase metade das empresas do mundo tem dificuldade de acessar suas informações
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!