Últimas notícias

Fique informado

Shows e eventos esportivos: saiba como não cair em golpes ao comprar ingressos 

30 de novembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Nos últimos dias, golpistas aproveitaram Grand Prix de São Paulo, da Fórmula 1, para atrair vítimas com falsas ofertas de ingressos

Com a retomada dos grandes eventos, a busca por ingressos seguiu em crescimento ao longo dos últimos meses.

Recentemente, foram comercializadas as entradas para o Grand Prix da Fórmula 1, cujos ingressos esgotaram em poucas horas.

Além disso, a banda britânica Coldplay, após abrir um novo lote para apresentações que acontecerão em 2023, registrou sold out antes do tempo estimado pela organização. 

Além do entusiasmo de fãs, este comportamento também atrai a atenção de golpistas, que buscam ocasiões oportunas para aplicar novas fraudes.

Diante deste cenário, a ESET, líder em detecção proativa de ameaças, alerta que, com a busca por ingressos em mercados secundários, redes sociais e canais não oficiais, cria-se um cenário ideal para golpes e roubos.

Por isso, é preciso estar alerta para não cair em falsas ofertas na hora de tentar garantir a entrada em um evento.

Os anúncios em sites não oficiais podem ser considerados o primeiro ponto de atenção, visto que o golpista pode tentar persuadir a vítima a clicar em um link de um site falso, muitas vezes, com preços abaixo da média.

As redes sociais também são palco para tentativas de golpe, especialmente no Twitter, por conta da facilidade da proliferação de perfis fake. 

Além disso, com os bilhetes eletrônicos no lugar de impressos, os criminosos agora podem vender o mesmo ticket várias vezes em diferentes plataformas on-line e escapar rapidamente de ser pego ao apagar suas contas falsas.

O especialista em segurança da informação da ESET, Daniel Barbosa, explica algumas das medidas que podem ser tomadas para evitar que este tipo de golpe aconteça:

“Em primeiro lugar, é importante conscientizar quem já garantiu o seu ingresso para que não tire foto e publique na internet, deixando QR codes e códigos de barra visíveis, pois isso pode facilitar a ação dos criminosos na hora de oferecer um ingresso como oficial, utilizando a mesma imagem como prova”.

Além disso, é importante que os fãs façam uma pesquisa sobre o fornecedor para garantir que a compra seja feita em uma plataforma oficial, com atenção aos termos de serviço, formas de envio e políticas de devolução.

Os criminosos são especialistas em se passar por pessoas e empresas, portanto, é preciso verificar se os vendedores são quem eles dizem que são e suspeitar de qualquer oferta que chegue para clicar em links externos e preencher com dados sensíveis como informações cadastrais e bancárias”, ressalta Barbosa.

Outras dicas para evitar problemas na hora de adquirir seu ingresso são:

– Suspeite de preços muito abaixo da média dos ingressos originais;

– Priorize a compra em sites oficiais;

– Caso for comprar de outra pessoa que está oferecendo ou não poderá ir mais no show, certifique-se que seja alguém de confiança e que possa mostrar os comprovantes de compra oficiais;

– Não forneça dados pessoais para pessoas desconhecidas.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET.

Por outro lado, a ESET convida você a conhecer o Conexão Segura, seu podcast para saber o que está acontecendo no mundo da cibersegurança. Para ouvi-lo, acesse.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa.

A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter

Golpes online: saiba porque a recuperação de valores está mais facilitada

Cuidado com os golpes na internet durante a Copa

Por que é tão fácil ser vítima de golpes digitais?

Golpes via PIX: Quatro dicas para evitar

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.