Serpro anuncia parceria com a AWS para serviços de nuvem
2 de junho de 2020O Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados que é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação no Brasil, anunciou oficialmente a parceria com a empresa americana Amazon Web Services – AWS como primeira parceria de seu serviço de plataforma multinuvem.
A parceria foi anunciada hoje – 2 de junho de 2020 – numa coletiva por videoconferência realizada com a imprensa especializada.
Participaram da coletiva o presidente do Serpro Caio Mario Paes de Andrade, Jeffrey Kratz, diretor para Setor Público da AWS para América Latina, Canadá e Caribe, Antonino dos Santos Guerra, diretor de Operações do Serpro e Paulo Cunha (PaCu), líder de Setor Público da AWS.
O Serpro adiantou que não foi necessário nenhum tipo de investimento por parte da estatal. O modelo comercial estabelece que o Serpro e a AWS serão parceiros nos resultados das contratações. O acordo acontece na modalidade “parceria de negócios”, conforme as determinações previstas na Lei das Estatais (Lei 13.303/2016).
Apesar da parceria ter sido anunciada hoje, a AWS já vem disponibilizando sua estrutura para testes e provas de conceitos. O Serpro não perdeu tempo e já contatou importantes empresas brasileiras e empresas globais com operação no Brasil. São clientes potenciais para serviços em nuvem e algumas das empresas já estão com as POCs em curso. PoC da sigla do inglês, Proof of Concept – Prova de conceito.
A parceria foi estabelecida como resultado de um chamamento público, feito em novembro de 2019 para a seleção de fornecedores do mercado de computação em nuvem com o objetivo de potencializar os serviços e soluções da linha de negócios da estatal. A consulta reuniu propostas técnicas visando a identificar provedores de serviços em nuvem nas modalidades Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço e Software como ServiçSobre a proporcionalidade que cabe a cada empresa não foi revelado nessa coletiva.
Segundo o diretor de Operações da estatal Antonino dos Santos Guerra, outras empresas fornecedoras de serviços em nuvem devem ser anunciadas assim que forem homologadas. A AWS foi a primeira empresa a cumprir todos os requisitos necessários para formalizar a parceria.
Além da estrutura disponibilizada, a AWS vem treinando funcionários do Serpro em suas soluções em nuvem. Paulo Cunha declarou estar positivamente impressionado com a facilidade com que os funcionários do Serpro absorvem a tecnologia. Esses funcionários participaram de uma série de eventos da divisão Cloud Practitioner.
Segundo o presidente do Serpro essa parceria com a AWS pode projetar o Serpro como provedor internacional de serviços de tecnologia. Paes de Andrade falou ainda sobre a relevância do Serpro como pilar da transformação digital do estado brasileiro e sobre a plataforma GOV.BR ele afirmou que em pouco tempo será a maior plataforma de serviços públicos do mundo e o Serpro é parte disso.
O Serpro que é gestor de serviços tecnológicos de organizações públicas e atende a um amplo público-alvo de clientes do setor privado, instituições financeiras e órgãos de outras esferas além do executivo federal já vem atendendo o mercado com o Estaleiro. Estaleiro é o nome dado ao projeto de nuvem pública do Serpro lançado no final de 2016.
Nem tudo vai para a nuvem pública da AWS
Ficou claro que nem todos os serviços do Serpro migrarão para o ambiente de nuvem pública da AWS.
Perguntamos especificamente sobre os serviços e soluções comercializados pela estatal que utilizam a biometria dos cidadãos brasileiros e também sobre os certificados ICP-Brasil emitidos pela AC Serpro.
Paes de Andrade explicou que alguns serviços precisam cumprir requisitos específicos como é o caso dos certificados digitais emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.
“No Brasil temos o ITI – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação que é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Segundo os regulatórios do setor em vigor estabelecidos pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, nenhuma fase do ciclo de vida dos certificados digitais ICP-Brasil poderia, nesse momento, migrar para uma estrutura de nuvem pública nesse modelo de parceria que estabelecemos com a AWS”, esclarece Paes de Andrade.
Sobre o Serpro
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia – ME. Foi criada no dia 1º de dezembro de 1964, pela Lei nº 4.516, regido pela Lei 5.615, de 13 de outubro de 1970, com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública brasileira. A empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo.
O Serpro desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. Dentre as várias soluções desenvolvidas com essas características destacam-se a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior brasileiro (Siscomex)
Acompanhe a validação por videoconferência da AC Serpro feita pela PRONOVA. Menos de cinco minutos!
Hackathon Serpro totalmente online estimula a inovação pelo Brasil
Nova funcionalidade do eSocial permite alterar responsável por contratação de trabalho doméstico