Últimas notícias

Fique informado

Segurança no mercado financeiro: como instituições podem garantir a proteção dos dados dos clientes

26 de outubro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

CashWay leva dicas para empresas cumprirem Resolução nº 4.893 do Banco Central na 21º SEMTEC, no dia 30 de outubro

Com o aumento no número de transações financeiras em canais digitais, que já representam 8 em cada 10 operações bancárias no Brasil, segundo a Febraban, cresceu também a preocupação com a segurança de dados.

Essa é, inclusive, uma das prioridades para os brasileiros no momento de escolher uma instituição financeira, de acordo com o estudo Think Finance, do Google.

Criar e manter uma política de segurança cibernética eficaz, no entanto, vai muito além de uma estratégia para conquistar novos clientes.

Todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem cumprir alguns requisitos mínimos de segurança, como os previstos na Resolução nº 4.893. Entre eles, está a implementação de uma política eficaz de backup.

“A resolução do Bacen tem o objetivo de garantir que as instituições financeiras e de pagamento, como as Sociedades de Crédito Direto (SCDs) e Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCMs), protejam adequadamente as informações dos clientes e ajam com responsabilidade ao contratar serviços de tecnologia, como a computação em nuvem. Se essas informações caírem em mãos erradas, podem ocorrer fraudes e roubos”, explica Felipe Santiago, CEO da CashWay, techfin que desenvolve soluções para empresas do mercado financeiro.

Segundo ele, as rotinas de backup ajudam a garantir dois requisitos fundamentais para uma instituição financeira: a disponibilidade e a integridade das informações.

“Nos processos de backup executados pela CashWay utilizamos três níveis de redundância de dados com o intuito de obter maior resiliência e segurança, seguindo o cumprimento da legislação em vigor”.

Segundo Felipe, inicialmente o backup dos dados é gerado dentro do servidor exclusivo da instituição financeira para manter os últimos dados e transações realizadas.

“Em paralelo mantemos os bancos de redundância atualizados em tempo real”. Posteriormente, uma segunda cópia dos dados é enviada para um serviço de armazenamento de dados em nuvem (S3 AWS).

“Nesta etapa um outro serviço, em outra nuvem, copia os dados e envia para poder ser disponibilizado para nossos clientes, em uma terceira nuvem. Utilizando-se dessa estrutura de replicação de dados em 3 nuvens, é possível obter maior garantia de posse dos dados e segurança”, explica.

Segurança de dados para SCDs e SCMs

O tema segurança de dados para clientes será um dos focos da participação da CashWay durante o 21° SEMTEC, o Seminário Técnico da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito (ABSCM). O evento ocorre no Centro de Convenções Vila Olímpia, em São Paulo, no dia 30 de outubro.

Para Felipe, as instituições financeiras enfrentam diversos desafios em um ambiente dinâmico e altamente regulatório e desenvolver práticas eficazes de segurança é essencial.

“Essas IFs precisam manter uma reputação sólida perante o mercado e seus clientes, bem como identificar e reduzir perdas financeiras para proteger os ativos da empresa. A CashWay desempenha um papel fundamental ao apoiar as SCDs na garantia de que elas não enfrentem tais dificuldades, fornecendo segurança e conformidade regulatória”.

Como o mercado financeiro se beneficia com os data centers de última geração

Consultoria de tecnologia contribui com mercado financeiro com solução inovadora e segura para registro de ativos

Como aumentar a segurança dos ativos digitais no mercado financeiro. Por Jean Michel Guillot

Temos excelentes artigos na coluna Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. E somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech. Siga a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!

Você também pode se interessar por Criptomoedas e Tokenização. Dá uma olhadinha!

25jun(jun 25)18:1527(jun 27)18:15Febraban Tech 2024 - 25 a 27 de junhoO evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho de 2024 e falará sobre inteligência artificial generativa, internet 5G e 6G e outros assuntos18:15 - 18:15 (27) gmt Transamerica Expo Center - São Paulo, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.