A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo – Sefaz-SP passará a emitir eletronicamente os modelos 1 e 1-A de documentos fiscais. Assim, as notas fiscais anteriormente emitidas em papel migrarão para um modelo virtual e serão assinadas com certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Redução de custos, simplificação das obrigações do contribuinte e maior monitoramente pelo Fisco estão entre os ganhos. A NF-e para estes modelos passará a ser emitida em julho.
Os dados eletronicamente armazenados possibilitarão registrar as operações que envolvam circulação de mercadorias e prestação de serviços. Para emitir a NF-e, os contribuintes poderão utilizar o “Emissor de NF-e” disponibilizado gratuitamente pela Sefaz-SP ou adotar um software proprietário. Empresas de outros estados terão que testar o modelo no ambiente de homologação de São Paulo para verificar se estão de acordo com a linguagem padrão adotada no estado.
Para iniciar a emissão de Notas Fiscais eletrônicas, é necessário solicitar credenciamento junto à Sefaz/SP, conforme orientações do manual “Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e” disponível no link https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/credenciamento/Manual%20Credenciamento.pdf
O CryptoID é mais que um portal de notícias sobre tecnologia. Nossa missão é evangelizar o mercado sobre a importância da identificação digital com o objetivo de agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico.
Fonte: ITI