Últimas notícias

Fique informado
Secretaria de Educação de Mato Grosso avalia implantar biometria facial

Secretaria de Educação de Mato Grosso avalia implantar biometria facial

14 de março de 2016
materia 20160311

Seduc avalia implantar biometria facial – Foto por: Divulgação

Caso a implantação da tecnologia se concretize os pais saberão quase de imediato sobre a movimentação dos filhos.  As unidades escolares e Seduc  | Secretaria Estadual de Mato Grosso poderão também avançar no planejamento da gestão de recursos.

A assiduidade de crianças e jovens nas escolas da rede estadual de ensino é essencial para transformar a educação em Mato Grosso. Com o objetivo de tornar a avaliação das frequências mais eficaz, confiável e segura, a Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc) estuda a implantação da biometria facial na rede estadual.

A tecnologia tem como principais benefícios captar a frequência do aluno por meio da leitura da face e o bloqueio da duplicidade de matrícula ou matrícula inexistente, diminuir a evasão escolar, agilizar o fechamento do Diário Eletrônico, evitar retenção escolar. Para testar sua viabilidade na Educação Básica de Mato Grosso, o sistema está sendo testado na Escola Estadual Verena Leite de Brito, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc, José Gil de Oliveira, esclarece que antes de aceitar a prova de conceito da empresa que oferta o sistema, a Seduc avaliou e buscou conhecer outras tecnologias como a leitura digital, leitura de crachás, pulseiras e chips nos uniformes.

“Existem alguns fornecedores mundiais com esta tecnologia e a empresa escolhida para realizar a prova de conceito, sem qualquer custo ou compromisso de contratação por parte do Estado, possui experiência com escolas. Este é o grande diferencial, conhece a inteligência do negócio da educação e isto é de fundamental importância para o sucesso do projeto”, elucida.

O gestor explica que o equipamento foi instalado no pátio da escola e fará a leitura da face do aluno, assim que ele chegar à unidade – existirá a tolerância média de 30 minutos. Na ausência do aluno, após este período os pais receberão um SMS informando a ausência naquele dia. Além disso, a administração da escola e a Seduc receberão um SMS com o percentual de presença total de alunos na escola naquele turno. “O sistema gerencial permitirá algumas visões de acompanhamento da frequência por escola, cidade, polo e estado”, frisa Gil.

Benefícios

A aferição da frequência escolar permitirá uma visão gerencial nas Escolas, Secretaria e Governo do Estado. Ainda dentre os inúmeros benefícios proporcionados pelo projeto podem ser destacados a sustentabilidade, a economia de gastos e a redução do desperdício da merenda, consumo de papel, e o gasto com telefonia das unidades de ensino.

As aulas também serão melhor aproveitadas, pois sem a necessidade de conferir se o estudante está em sala de aula o professor ganha até oito minutos e os dados sobre frequência ficarão ainda mais confiáveis.

Os pais também poderão ficar mais tranquilos, já que serão informados quase de imediato sobre as faltas, conhecendo a movimentação escolar, e tendo a segurança de que seu filho está na escola. O controle ainda permite o uso eficiente do transporte escolar e de programas sociais baseados na frequência.

Teste

Os dispositivos de Leitor por Biometria Facial foram instalados na EE Verena Leite de Brito, no início de março. Também foram realizados o cadastramento dos alunos e a orientação sobre os procedimentos em sala de aula.

Desde o último dia 9, o sistema está em teste, enviando o SMS de ausência para os pais e o SMS com porcentagem de frequência por turma, para a administração/diretoria da escola e público da Seduc, incluindo os secretários.

Anteriormente, esta mesma prova de conceito foi realizada na escola EE Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, em Cuiabá. E teve a aprovação da comunidade escolar.

Fonte: Governo de Mato Grosso

CATEGORIAS

Destaques Notícias