Últimas notícias

Fique informado

Secretaria de Economia já utiliza plataforma Governo Digital

4 de junho de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Publicado DECRETO Nº 10.278 que trata dos requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados

A Digitalização dos documentos públicos ou privados que seguem os requisitos, dão aos documentos digitalizados os mesmos efeitos legais dos documentos originais. Entenda!

19 de março de 2020

Outros órgãos do GDF têm até 6 de julho para indicar os atendimentos que serão inseridos no portal federal

A Secretaria de Economia concluiu, no fim de maio, a inserção de todos os serviços virtuais do órgão na plataforma Governo Digital. São 510 serviços para pessoas físicas e jurídicas, a exemplo da emissão de guias de pagamento de impostos e de consulta à situação fiscal.

Para se cadastrar no Governo Digital, é necessário informar nome completo, documento de identidade, CPF, e-mail e telefone celular. O cadastro também pode ser feito usando dados de internet banking de alguns bancos, reconhecimento facial (pelo aplicativo) ou certificado digital do usuário. O login único já pode ser utilizado para acesso ao aplicativo e-GDF.

Os serviços cadastrados pela Secretaria de Economia na plataforma Governo Digital são organizados em quatro categorias, conforme o perfil do usuário: cidadão, empresa, outros contribuintes e governo/parceiros. Seguem disponíveis os outros canais digitais do órgão, como o site da secretaria e o aplicativo Economia DF..

Transformação digital

A integração dos serviços virtuais é parte da Política de Governança Digital em órgãos e entidades da administração pública distrital, instituída pelo Decreto nº 40.253, de novembro de 2019. Naquele mês, o GDF aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) e se comprometeu a incluir os serviços on-line na plataforma.

O processo vem sendo desenvolvido, desde então, pelo Comitê de Transformação Digital, sob a coordenação da Secretaria de Economia. Mais de 30 subcomitês foram criados nas secretarias, autarquias e empresas do GDF para efetivar a integração digital. Os subcomitês têm até 6 de julho para entregar seus planos digitais, detalhando nas respectivas cartas de serviços quais atendimentos já são dessa forma e podem ser integrados e quais podem ser transformados em digitais e inseridos na plataforma.

Nesses planos também serão definidos os prazos para a inclusão dos serviços virtuais no Governo Digital. Os objetivos de todo esse processo são reduzir o número de endereços eletrônicos, tornando mais fácil a busca pelos serviços públicos locais e federais, bem coo melhorar a prestação de serviços à sociedade e modernizar o Estado, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Agência Brasília

Saiba o que é a “Estratégia de Governo Digital”. Ouça

Estratégia de Governo Digital incentiva e amplia o uso do certificado digital

Brasil lança sua Estratégia de Governo Digital para 2020 a 2022

Acompanhe as novidas e tendências que vem contextualizando a transformação digital do Brasil!
  Explore outros artigos! ] i