Scott Clements, CEO da Vasco fala sobre sua solução de assinatura eletrônica
21 de outubro de 2017A Vasco anunciou semana passada (13/10) que a Finastra, a terceira maior empresa de tecnologia voltada às finanças do mundo, agora passa a oferecer uma interface de sua solução LaserPro para a geração e o processamento de empréstimos com a solução de assinatura eletrônica eSignLive da Vasco
Procuramos então falar com Scott Clements, CEO da Vasco Data Security para termos mais detalhes sobre a assinatura eletrônica eSignLive da Vasco
Crypto ID: Que tipo de assinatura eletrônica será utilizada na solução LaserPro da Finastra?
Scott: A solução emprega assinatura eletrônica avançada (Advanced E-Signature)
Crypto ID: Como é feita a validação dos dados do usuário para a obtenção da assinatura eletrônica?
Scott: A autenticação do assinante é obtida através do LaserPro na seção Detalhes do Consumidor por meio da autenticação eSign. As opções disponíveis são:
Perguntas e Respostas: são fornecidas perguntas e suas respectivas respostas à instituição durante o preenchimento e processamento do pedido de empréstimo e essas questões deverão ser respondidas antes da abertura dos documentos para assinatura.
SMS: o usuário seleciona o número de seu telefone no e-mail enviado pelo eSignLive. Então, o eSignLive envia ao assinante um código de acesso através de mensagem SMS e esse código precisa ser ativado na página do eSignLive.
E-mail: o usuário precisa acessar o pacote do documento através de uma URL enviada pelo eSignLive para autenticar o endereço de e-mail utilizado durante a transação.
Crypto ID: Existe um período para a revalidação das assinaturas?
Scott: Não há um período para a revalidação das assinaturas.
Crypto ID: Os clientes poderão utilizar a em quais procedimentos financeiros?
Scott: Os clientes irão utilizar a solução LaserPro da Finastra para dar origem ao processo de empréstimo.
Crypto ID: Os clientes terão acesso e possibilidade de guarda dos documentos assinados eletronicamente? Como?
Scott: Cada usuário recebe em seu e-mail um link para os documentos assinados. Eles sempre podem também optar por baixar os documentos assinados no formato PDF assim que eles forem assinados, ou mesmo posteriormente, bastando acessar o link enviado por e-mail. Os documentos assinados também são sempre armazenados na conta eSignLive da instituição na nuvem.
Crypto ID: Qual é o custo de assinatura dos documentos e/ou a geração das assinaturas eletrônicas?
Scott: Temos uma política bem flexível de custos baseada nas necessidades dos nossos usuários. Na maioria dos casos, o usuário paga com base no volume de transações que a sua organização precisa, mas também é possível a adoção de outros modelos de pagamento.
Crypto ID: O embasamento jurídico para que a assinatura eletrônica eSignLive tenha valor legal no Brasil é a MP 2200/02?
Scott: Sim, o emprego da solução no Brasil tem como base legal a Medida Provisória 2.200/02, artigo 10, parágrafo 2º.
Crypto ID: Haverá necessidade de ser reconhecida em Cartório? Porque? Esta solução já está operacional?
Scott: Não há a necessidade de reconhecimento em Cartório e a solução já está operacional.
Crypto ID: Quanto a Finastra investiu nessa solução?
Scott: Recursos foram investidos tanto no desenvolvimento como no marketing de produto dessa solução.
Crypto ID: Em quanto o uso dessa solução dará celeridade aos processos de financiamento comparados aos tradicionais de mercado?
Scott: A solução acelera de forma expressiva todo o processo permitindo que ele seja concluído em um único dia a partir do momento em que o financiamento é aprovado.
Crypto ID: Por que não assinaturas eletrônicas como os certificados digitais?
Scott: Cada transação necessita equilibrar a facilidade de uso com segurança para conquistar o usuário e manter a operação fora da papelada convencional. Alguns tipos de assinatura eletrônica, como aquelas que empregam certificados digitais, são escolhidas quando a transação apresenta um elevado risco ou envolve um valor expressivo. Se a operação não se enquadra nesse perfil, um método de assinatura que dispensa o emprego de certificado digital, como a Assinatura Eletrônica Avançada (Advanced E-Signature), é com frequência empregada por sua extrema conveniência para o usuário.
A elaboração e o processamento de um empréstimo digital requer um elevado grau de conformidade com as normas legais e as instituições financeiras necessitam equilibrar esses requerimentos com segurança e facilidade de uso”, finaliza Scott Clements, CEO da Vasco.
Leia também
Mais opções de assinaturas eletrônicas com o eSignLive chegam ao mercado
Sobre a VASCO
A VASCO é líder global no fornecimento de soluções confiáveis de produtividade de negócios para o mercado digital. A VASCO desenvolve a próxima geração de tecnologias que permitem a mais de 10.000 clientes em 100 países atingirem suas metas digitais nos segmentos financeiro, corporativo, governo e saúde, entre outros, entregando uma melhor experiência e atendendo aos requisitos legais. Mais da metade dos 100 maiores bancos globais confiam nas soluções da VASCO para proteger seus canais on-line, móveis e ATMs.