Últimas notícias

Fique informado
Santarém começa em julho o recadastramento biométrico

Santarém começa em julho o recadastramento biométrico

25 de abril de 2015

Os eleitores da Região Metropolitana de Santarém, no Pará, devem passar este ano pelo recadastramento biométrico. Ao todo são três municípios que somam mais de 200 mil votantes. A intenção é de que o sistema seja usado nas eleições municipais de 2016.

O gerente de biometria do TRE, o Tribunal Regional Eleitoral no Pará, Dilson Mesquita, garante que a grande vantagem da biometria é a segurança na identificação do eleitor.

“Ela traz componentes adicionais para o mesário e para a própria urna eletrônica aferirem se o eleitor que está se apresentando para votar é o mesmo eleitor que fez o recadastramento. Lembrando que a biometria não é somente a digital. Ela tem a foto do eleitor que é impressa no caderno de votação. Então o mesário além de confirmar a digital na urna, ele pode observar a foto e comparar com a pessoa que se apresentou para votar lá.”

Em Santarém, as pessoas devem procurar o cartório eleitoral a partir de julho. Já nos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos, o processo começa apenas em agosto. Nestes locais serão montados pontos de atendimento.

Para o recadastramento, os eleitores devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Para atestar a moradia será permitida a apresentação de documento que confirme a matrícula de filhos em escolas no município; o cartão de vacinação ou do SUS.

De acordo com o TRE no Pará, 13 municípios do estado devem passar pelo processo de cadastramento biométrico até 2016. 700 mil eleitores paraenses já fizeram o cadastramento e já votaram nas últimas eleições, em 2014, utilizando o sistema de biometria.

Fonte: EBC

CATEGORIAS

Destaques Notícias