Últimas notícias

Fique informado

Saiba o que fazer em caso de roubo de celular desbloqueado

19 de maio de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Há casos em que os criminosos conseguem desbloquear o celular após o roubo, mas as ações ocorrem. muitas vezes com o aparelho desbloqueado

O roubo ou furto de celular pode deixar prejuízos maiores do que a perda do aparelho, pois permite transferência de alta quantia em dinheiro, além de compras, empréstimos e pagamentos de contas usando o nome da vítima. 

Das cinco principais queixas do ranking do Banco Central, quatro são questões ligadas a falhas na segurança, no sigilo e na legitimidade das transações. Somente no quarto trimestre de 2021, foram 7.019 reclamações do tipo, de um total de 18.681 queixas recebidas pela instituição, conforme os dados mais recentes disponíveis.

Há casos em que os criminosos conseguem desbloquear o celular após o roubo, mas as ações ocorrem, principalmente, quando levam o aparelho já desbloqueado enquanto a vítima digita uma mensagem ou atende uma ligação, ou até mesmo quando está utilizando um aplicativo de GPS dentro do carro. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, foram registradas 31.610 ocorrências de roubo de celular em São Paulo.

O perigo está na realização de transações financeiras pelos celulares desbloqueados, que são feitas diretamente pelas carteiras digitais, ferramentas que facilitam o pagamento de forma digital. Com o avanço da tecnologia, os aplicativos passaram a concentrar as informações dos cartões de débito e crédito do usuário e permitir a realização do processo com apenas um clique ou por aproximação.

Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks, especialista em segurança digital, explica que essas inovações surgem para desburocratizar procedimentos tradicionais, que costumam envolver idas a bancos, envio de documentos e tempos longos de espera.

Entretanto, a busca pela praticidade é também um facilitador para os golpes e as fraudes, porque o processo de cadastramento de contas fica mais simples e a quantidade de carteiras digitais aumenta”, conta.

Confira algumas orientações do especialista caso o celular seja roubado enquanto está desbloqueado:

1 – Entre em contato com a operadora e peça para bloquear o número IMEI de seu celular. Assim, não será possível realizar ligações ou acessar a internet;

2 – Entre nos sites dos bancos e carteiras que você usa e bloqueie os dispositivos autorizados a acessar sua conta. “Se a pessoa tomar essas duas ações antes do criminoso acessar o celular, a chance de fraude é zero”, aponta;

3 – Bloqueie os cartões que você usa, porque eles estão salvos na carteira digital. É possível fazer o processo via site ou telefone;

4 – Entre em contato com a empresa responsável pela carteira digital e informe sobre o ocorrido para que todas as senhas sejam trocadas, além de realizar um Boletim de Ocorrências.

Sobre a DINAMO NETWORKS

DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros.  Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud).  Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.

Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!

Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/


DINAMO Networks recebe Certificação Internacional FIPS em Cibersegurança

Lei Geral de Proteção de Dados e cibersegurança é tema de webinar da DINAMO Networks

Maior evento de contabilidade da FENACON conta, pela primeira vez, com stand da DINAMO Networks