Últimas notícias

Fique informado

Saiba como se proteger do golpe do dinheiro no WhatsApp

29 de dezembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Confira orientações que podem ajudar a impedir que golpistas entrem em contato com familiares informando troca de número no WhatsApp

Você já deve ter recebido uma mensagem de um amigo ou familiar que trocou de número e está precisando de dinheiro emprestado, por erro na conta do banco ou no pix. Esse golpe viralizou e, mesmo com diversos alertas, muitas pessoas ainda acreditam e acabam perdendo algum valor para golpistas.

Como eles conseguem os números de telefone? Como é possível se proteger contra essas tentativas de fraude?

Quem nos ajuda a entender é o especialista em segurança cibernética Tiago Drumond, head de tecnologia da ioasys, empresa especializada em criar soluções digitais em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design.

“Normalmente, esses golpes de pedidos via WhatsApp ocorrem devido aos dados sincronizados que foram vazados em algum momento. A primeira sugestão, para quando souber que tentaram pedir dinheiro com uma foto sua, é alterar as senhas dos principais ambientes virtuais como e-mail e redes sociais”, explica Tiago Drumond. 

O profissional da ioasys ainda reforça que existem maneiras de dificultar a tentativa dos golpistas. “Tem uma opção, no próprio WhatsApp, que só as pessoas que você tem adicionadas conseguem ver a sua foto. Marcando esta opção, você já evita que o ladrão saiba qual é a sua foto no app”, destaca. 

Outra orientação é habilitar a verificação em dois ou mais fatores de autenticação para acessar aplicativos no celular e ter um segundo e-mail de segurança cadastrado.

“Para senhas de e-mails e redes sociais, é fundamental criar senhas complexas e lembretes de senhas que realmente sejam difíceis ou que não estejam disponíveis nas redes sociais, como o nome do animal de estimação, por exemplo”, afirma o head de tecnologia. 

A última dica do especialista em segurança cibernética é para quem recebe essas mensagens falsas.

“Sempre tente contato com seu amigo ou familiar quando receber essas mensagens. Tente ligar para o número “antigo” e para outras pessoas que possam informar desta troca de número ou não. Além disso, perceba como é o diálogo e faça uma pergunta muito específica, que só a outra pessoa saberia responder corretamente”, finaliza.


Sobre a ioasys

A ioasys acelera a transformação digital em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design, norteada por agilidade e dados, sempre centrada em pessoas. A equipe recebe demandas dos mais diversos segmentos e áreas corporativas, e realiza não só a entrega de soluções e produtos digitais, mas também é parceira no desenho da estratégia de transformação, estudos de mercado e tendências, formação e capacitação de times, com uma entrega ágil de ponta a ponta.

Nos seus dez anos de existência, já promoveu a transformação digital em grandes clientes como Banco Inter, Basf Agro, Havaianas, Suvinil, Burger King, Havan, Americanas, Latam Airlines, VR Benefícios, Fleury, CVC e Vale.

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

O retorno dos Cavalos de Troia: ciberataques com ransomware e phishing

Assinatura eletrônica não é sinônimo de assinatura digital. Por Regina Tupinambá

Ano novo, golpes novos: plataformas novas e pessoas vulneráveis serão os alvos principais

WhatsApp e Facebook ameaçam nossa privacidade?

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.