Últimas notícias

Fique informado
A revolução do marketing digital através do Blockchain

A revolução do marketing digital através do Blockchain

23 de fevereiro de 2018

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Mobile realmente “first”: quando seu crush é o celular

Talvez apenas nos contos mais sombrios de Philip K. Dick poderíamos imaginar que um dia um dispositivo eletrônico tomaria lugar dos relacionamentos humanos. Por Eliezer Silveira Filho

24 de março de 2018

O blockchain é uma das tecnologias que já começam a dar sinais do impacto que terão no futuro do marketing

O marketing é dinâmico e impactado por mudanças o tempo inteiro. As tecnologias existem para apoiar as estratégias diante das constantes mudanças no consumidor

Eliezer Silveira Filho

Eliezer Silveira Filho (*)

Oriunda do mundo financeiro, a tecnologia da “cadeia de blocos” não se aplica apenas às finanças. Ela pode ser utilizada em qualquer processo de validação de dados. De forma geral, o blockchain é uma rede descentralizada, onde as transações entre os indivíduos só são concluídas mediante consenso. Esse processo de validação fica registrado numa corrente histórica, com as transações anteriores, que não podem ser alteradas.

No universo da publicidade on-line, quase metade do tráfego é gerado, atualmente, por bots. As empresas gastam enormes quantidades de dinheiro para gerar mais tráfego e alcançar o público-alvo. Mas o método atual não garante necessariamente conversões de vendas.

Esse cenário pode mudar conectando as empresas ao seu público-alvo diretamente. Essa tecnologia anula totalmente a necessidade de intermediários no meio do processo. Os maiores mediadores de compra e venda de mídia são o Google e o Facebook e os valores de investimento que eles cobram inflam gastos e impactam os custos de mídia. Além disso, eles auditam os anúncios, o que gera desconfiança quanto à performance dos anúncios vendidos. O anunciante tem dificuldade em confirmar as estatísticas dessa performance.

Com o blockchain, quando um usuário procura informações específicas na internet, eles podem selecionar a quantidade de dados que eles querem que sejam revelados aos anunciantes. Nesse caso, ao contrário de outros serviços de marketing, o usuário será compensado pelos seus dados. O usuário pode “vender seus dados” diretamente ao anunciante.

Em resumo, o blockchain pode transformar os anúncios on-line, ampliando a transparência, oferecendo ao consumidor liberdade de compartilhar seus dados. Dessa forma, terminamos com os intermediários e estabelecemos uma maior confiança de que os anúncios estão sendo realmente consumidos por usuários reais.
O conceito de blockchain pode gerar uma grande disrupção no mundo, inclusive na área de marketing. O mundo dos anúncios já passou por diversas transformações, mas acredito que nada se compara ao que acontecerá com a ampliação desta tecnologia. A revolução se dará por meio da construção dessas redes de confiança. Pois confiança é a verdadeira alma do negócio.

(*) Eliezer Silveira Filho é CMO da Stefanini para a América Latina

Mobile realmente “first”: quando seu crush é o celular – Por Eliezer Silveira Filho