Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial
6 de janeiro de 2021Biometria sem prova de vida está com os dias contados
Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense que é uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro com foco em combate a fraudes
Segundo Volpini, a biometria facial sem a prova de vida está com os dias contados uma vez que a indústria hacker já consegue simular o mach – a correspondência – entre a foto utilizada na originarão do cadastro e para a autenticação para uma determinada transação.
Ele explica ainda que quando o match é elevado, ou seja, acima de 99% de correspondência, há algo de errado porque isso normalmente só acontece se comparada com exatamente a mesma foto.
Por incrível que pareça muitos pessoas utilizam fotos publicadas em redes sociais para ser a foto oficial de cadastro e isso é sem a prova de vida é muito fácil enganar o sistema.
A solução de biometria facial da CredDefense faz a análise completa da imagem que está sendo utilizada para a correspondência biométrica. Volpini explica que existem sutilezas como iluminação, profundidade, movimento e até mesmo quando o fraudador está tentando utilizar um vídeo para simular movimento. Quanto a isso ele explica que para que isso ocorra o fraudador precisaria alinhar perfeitamente a frequência, nº de linhas verticais e horizontais de pixel dos dispositivos utilizados.
Sobre a complexidade de contratação, Volpini explicou que a implementação de sua solução depende da arquitetura de software do contratante, porém, a CredDefense criou uma SDK – Software Development Kit – de reconhecimento facial com a prova de vida para mobile e web que facilita muito a implementação no app do cliente.
Durante a entrevista, Volpini esclarece que sua solução de reconhecimento facial com prova de vida tem interoperabilidade com as principais plataformas, como Android, iOS e Windows.
“As empresas procuram no momento a autenticação com alta velocidade, disponibilidade e segurança e é isso que entregamos,” complementa Volpini.
Assista a entrevista na íntegra no topo da matéria.
CredDefense é pioneira no uso de biometria facial para logística
CredDefense recebe investimentos da Gulf Capital Partners e inicia nova fase de crescimento