Últimas notícias

Fique informado

Receita Federal alerta para golpes relacionados à regularização do CPF

20 de junho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Mensagens, através de Whatsapp, SMS e e-mail, induzem contribuintes a acreditarem que estão tratando com a Receita Federal

Um grande número de contribuintes, independentemente de sua situação no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), vem recebendo mensagens através de SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão com sua situação irregular junto à Receita Federal. Tais mensagens contêm links que induzem o contribuinte a recolher uma taxa falsa para a finalidade de regularização do CPF.

Por mais que se possa alegar ser um pagamento por serviço de assessoria ou algo semelhante, a forma de abordar os contribuintes, que muitas vezes nem necessitam de regularização, identificando-se como “Receita” e se utilizando do termo IRPF, assim como as cores do Órgão e da bandeira nacional, induz muitas pessoas a acharem que estão tratando com um Órgão oficial do Governo Federal, o que é falso.

Há casos de contribuintes que, após pagarem o valor, compareceram ao atendimento da Receita Federal e descobriram que não havia nada a ser regularizado, ou pior, que havia pendências como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago (no caso, R$ 275,00) de nada serviu.

Houve relato de um cidadão que pagou a taxa, o serviço não foi executado e ele procurou a Receita Federal. Ao fazer a pesquisa, a declaração entregue estava totalmente zerada. A empresa teria afirmado para ele que a retificação custaria mais R$ 170.

Alertas enviados pela Receita Federal não possuem link de acesso. A Instituição esclarece que a regularização do CPF é realizada gratuitamente pelo site oficial da Instituição (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br). Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção “Meu CPF”, onde encontrará orientações sobre como corrigir a situação cadastral do CPF de acordo com a irregularidade encontrada no sistema.

Atenciosamente, Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal em São Paulo.

O e-CAC não aceita mais contas gov.br com nível bronze. Aumente o nível para prata ou ouro, vinculando com sua conta bancária, biometria facial da CNH ou certificado digital, por exemplo.

Alguns serviços ainda estão restritos ao acesso via certificado digital.

GOV.BR e Receita Federal lançam avaliação do serviço digital do Imposto de Renda da Pessoa Física​

5 formas de usar o certificado digital na Receita Federal

Receita Federal institui o Cadastro Imobiliário Brasileiro – CIB